Clima é tenso no assentamento onde morreu a freira Dorothy Stang
Evandro Corrêa
A Polícia Civil de Anapu prendeu ontem José Avelino Siqueira, o “Júnior da Semente”, acusado de ser um dos madeireiros que lideram o roubo de madeira no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Esperança, na zona rural de Anapu, o assentamento onde a freira norte-americana Dorothy Stang, então com 73 anos, foi assassinada, a 12 de fevereiro de 2005. Ontem, após denúncia da freira Jane Dwayer, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), de que dez homens armados invadiram o PDS Esperança, levando parte da madeira apreendida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no início do ano, em dois caminhões, a Polícia Civil de Anapu enviou várias equipes para o local.
Com o madeireiro José Avelino, a polícia também apreendeu vários equipamentos usados para a remoção da madeira. Ao todo, aproximadamente 10 metros cúbicos de madeira foram devolvidos e deverão se utilizados na construção de casas dos assentados. O preso encontra-se na Delegacia da Polícia Civil de Anapu, onde foi autuado por roubo.
Em janeiro deste ano, madeireiros ameaçaram moradores do PDS Esperança, depois que diversos trabalhadores rurais bloquearem a estrada de acesso ao assentamento, para impedir a retirada de madeira ilegal. Em decorrência do conflito instalado, o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Santarém fez uma reunião com os assentados para tentar solucionar a questão, na qual o governo federal se comprometeu a intensificar a fiscalização ambiental na região e a manter o controle de entrada e saída de veículos no assentamento, com a construção de guaritas, e pacificar a região.
http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=388250