A Superintendência Regional do Incra em Minas Gerais criou, no Noroeste de Minas, o assentamento Batalha. A portaria de criação foi publicada no Diário Oficial da União, do dia 29 de março.
O assentamento – com área de 3,1 mil hectares e capacidade para 85 famílias – foi criado na fazenda Tupi, desapropriada pelo Incra em 2010. O decreto presidencial de interesse social para fins de reforma agrária foi concedido em fevereiro de 2009. O Incra foi imitido na posse do imóvel em maio de 2010.
A área já tem Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF) e licença ambiental concedida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Com a implantação do assentamento, as famílias ali instaladas passam a ter direito aos recursos do Programa Crédito Instalação do Incra, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) do MDA, além de serem beneficiadas com a instalação de infraestrutura básica e a Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates).
Com o Batalha, o Incra/MG chega a 266 assentamentos criados no estado, beneficiando, ao todo, 15,6 mil famílias de agricultores familiares.
Fonte: INCRA – http://www.incra.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=15965:incramg-cria-segundo-assentamento-no-noroeste-do-estado-em-2011&catid=1:ultimas&Itemid=278