Parceria entre Incra e Universidade Federal de Minas Gerais acelera desenvolvimento de assentados

A vida da produtora rural Maria Zenaide Nunes, moradora do assentamento Estrela do Norte, no município mineiro de Montes Claros, tem passado por grandes mudanças no último ano. Uma parceria entre o Incra/MG e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tem melhorado a qualidade de vida de Maria e de outras 150 famílias assentadas no Norte do estado.

O Programa de Desenvolvimento Rural e Apoio à Reforma Agrária (Prodera) do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG ministra cursos voltados à agricultura familiar e presta assistência técnica para a produção de alimentos e desenvolvimento social em diversos projetos. “Em todo esse tempo que estamos aqui, essa foi a melhor coisa que aconteceu no assentamento”, ressalta a agricultora.

O principal objetivo do Termo de Cooperação Mútua assinado entre o Incra/MG e a UFMG é promover a sustentabilidade social, ambiental e econômica nos assentamentos, e fomentar as atividades de pesquisa e extensão universitária no campo. Três dos projetos desenvolvidos pela universidade têm financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo o professor e coordenador do curso de Administração Rural do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, Hélder dos Anjos, o grande diferencial do trabalho desenvolvido pelos alunos e professores do ICA é o encontro entre o conhecimento técnico e a sabedoria do agricultor. “É a união do saber adquirido de forma acadêmica e o saber adquirido de geração para geração a partir das experiências com a terra”, define o professor.

Aprendizado

A troca de informações permite aos alunos e pesquisadores o aperfeiçoamento técnico. “É um trabalho engrandecedor, pois, ao sermos desafiados, adquirimos e acrescentamos mais conhecimento ao nosso trabalho”, explica o estudante do 7° período de agronomia, Vinícius Queiroga.

Ele conta que para lidar diretamente com assentamentos e atender às necessidades dos agricultores, “não adianta ser um profissional limitado”. O estudante que se envolve no projeto se vê constantemente forçado a buscar conhecimentos específicos de outras áreas para atender às demandas que surgem.

Os assentados também compartilham os conhecimentos práticos dentro da própria universidade. Convidados pelos professores, os agricultores ministram palestras e cursos para os alunos do ICA, no campus da UFMG, em Montes Claros. “É uma coisa que nós, assentados, não imaginávamos”, comenta o pequeno agricultor Sebastião Ribeiro.

O assentado Antônio Gomes, que também dá aulas na universidade, explica o porquê do interesse dos alunos pelas aulas. “Nós viemos da roça, realizamos a plantação e a capina durante toda a vida”, diz. Por esse motivo, segundo ele, o conhecimento acumulado pelo agricultor faz toda a diferença na hora de lidar com o campo.

Conheça os projetos.

Fonte: INCRA – http://www.incra.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=15982:parceria-entre-incra-e-ufmg-acelera-desenvolvimento-de-assentados&catid=1:ultimas&Itemid=278

 

 

 

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.