Maria do Livramento Santos (Mentinha)
O que temos observado ao longo dos últimos anos, são fatos que angustiam e preocupam a população das regiões tradicionais litorâneas, vendo desmoronar rapidamente os nossos sonhos, que são conquistas para uma vida plena e saudável, onde o povo viva tranqüilo e esperançoso que o amanhecer de cada dia lhe seja propício à busca dos peixes, crustáceos para sua alimentação, de uma praia limpa para banho, de areias e dunas branquinhas e sem lixo para nosso deleite e lazer, poder se embevecer das noites enluaradas e sem poluição sonora por parte dos enormes cata-ventos das usinas eólicas, enfim viver harmonicamente e produzir tudo que somos capazes.
Está mais que claro que todas estas belezas estão se tornando cada vez mais raras no nosso meio e tudo provocado pela irresponsabilidade do homem ganancioso e corrupto, sem freio algum nas suas ações desastrosas e escandalosas, pois quando se mata um habitat natural, é como se matasse vidas e isto consideramos escandaloso.
Temos ousadia, força, coragem e jamais iremos enfraquecer! Por mais que sejamos desestimulados e ameaçados a união será o grande elo para o fortalecimento dos nossos projetos e objetivos: escorraçar um dia, essa gente capitalista sem querer importar-se com os valores humanos.
Alguma coisa já conseguimos e aqui gritamos num protesto contra tudo e contra todos que de uma forma ou de outra querem nos prejudicar. Precisamos da força da sociedade brasileira e dos governantes que comungam com nossos anseios, ajuda para não deixar morrer tanta beleza e tanta riqueza existente em toda região litorânea e ribeirinha deste país.
Que estas palavras sirvam para reflexão neste Natal e para o Ano Novo que segue. De coração desejo muita alegria, saúde e paz para todos e todas.
Maria do Livramento Santos (Mentinha)
Curral Velho, Acaraú Ceará.
Contatos: (88) 99299356
E-mail: [email protected]