Os votos de Mentinha, do Movimento dos pescadores e pescadoras artesanais do Brasil

Maria do Livramento Santos (Mentinha)

Como cidadãos que somos conscientes dos nossos direitos e deveres e que fazemos parte da sociedade deste imenso país, dentro do contexto que nos enquadramos de pescadores e pescadoras, que desenvolvemos a cultura artesanal, imbuídos do amor mergulhado cotidianamente na luta contra o desequilíbrio ambiental, causado por pessoas sem escrúpulos e que não temem a nenhuma conseqüência.

O que temos observado ao longo dos últimos anos, são fatos que angustiam e preocupam a população das regiões tradicionais litorâneas, vendo desmoronar rapidamente os nossos sonhos, que são conquistas para  uma vida plena e saudável, onde o povo viva tranqüilo e esperançoso que o amanhecer de cada dia lhe seja propício à busca dos peixes, crustáceos  para sua alimentação, de uma praia limpa para banho, de areias e dunas branquinhas e sem lixo para nosso deleite e  lazer, poder se embevecer das noites enluaradas e sem poluição sonora por parte dos enormes cata-ventos das usinas eólicas, enfim viver harmonicamente e produzir tudo que somos capazes.

Está mais que claro que todas estas belezas estão se tornando cada vez mais raras no nosso meio e tudo provocado pela irresponsabilidade do homem ganancioso e corrupto, sem freio algum nas suas ações desastrosas e escandalosas, pois quando se mata um habitat natural, é como se matasse vidas e isto consideramos escandaloso.

Temos ousadia, força, coragem e jamais iremos enfraquecer! Por mais que sejamos desestimulados e ameaçados a união será o grande elo para o fortalecimento dos nossos projetos e objetivos: escorraçar um dia, essa gente capitalista sem querer importar-se com os valores humanos.

Alguma coisa já conseguimos e aqui gritamos num protesto contra tudo e contra todos que de uma forma ou de outra querem nos prejudicar. Precisamos da força da sociedade brasileira e dos governantes que comungam com nossos anseios, ajuda para não deixar morrer tanta beleza e tanta riqueza existente em toda região litorânea e ribeirinha deste país.

Que estas palavras sirvam para reflexão neste Natal e para o Ano Novo que segue. De coração desejo muita alegria, saúde e paz para todos e todas.

Maria do Livramento Santos (Mentinha)
Curral Velho, Acaraú Ceará.
Contatos: (88) 99299356
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.