Informe da União dos povos Indígenas do Vale do Javari sobre saúde Indígena

As lideranças Indígenas do Vale do Javari, tiveram uma reunião das 9h00min as 12h00min, na data de ontem, 22/12/2010, com o Sr. Heródoto Jean de Sales ex-administrador da FUNAI, e atualmente indicado pelo Sr. Antonio Alves de Souza, secretário da SESAI, para assumir cargo de chefia do DSEI-JAVARI, onde as lideranças aconselharam para desistir dessa indicação, porque não concordam para que o mesmo seja chefe do DSEI-JAVARI.

Sr. Heródoto Jean de Sales, apresentou para as lideranças presentes, que aceitou a indicação da SESAI, para cargo de chefe do DSEI-JAVARI, a fim de reestruturar, e que precisava “arrumar” o distrito sanitário para o bom funcionamento em atenção a saúde indígena, que o mesmo ficaria por um período de um ano, que o mesmo, considera que os chefes anteriores, não fizeram nada pela saúde indígena.

Em seguida as lideranças apresentaram avaliações, referente à sua administração na FUNAI, fatores negativos da sua parte, tendo como exemplo: os patrimônios do órgão indigenista, que não existem mais, que não priorizou neste últimos cinco anos da sua administração, (barcos, casa de transito, ausência de vigilância, meio de comunicação, paralisação de projetos), e porque tanto interesse, quando distrito passou para a SESAI?

As lideranças criticaram, ao mesmo quando nunca se preocupou pelas mortes dos indígenas na região, apesar da exigência do movimento indígena,  intervenção do órgão indigenista, quando o mesmo passou cinco anos na administração, nunca priorizou atenção das reais situações de vida desses povos, quando chegou em atalaia do norte, em 2005, pela indicação das lideranças, para assumir administração da FUNAI em Atalaia do Norte, na época.

Outros fatores é a falta de consideração com as lideranças dirigentes do movimento indígena, o que o mesmo alegava índios urbanos, não levando em consideração que estes representantes são eleitos em assembléias gerais, e encontro geral de lideranças indígenas do vale do javari, que são realizados ano em ano e assembléia geral a cada três anos.

O mais revoltante para as lideranças é que o Sr. Heródoto Jean de Sales, participou de vários seminários regionais sobre reestruturação do órgão indigenista, que para as lideranças, o mesmo vinha negando informações, até a extinção da administração de Atalaia do Norte, quando a IRÂNIA MARQUES, se comprometeu de incluir a COORDENAÇÃO DO VALE DO JURUÁ E JAVARI, com permanência da sede da referida coordenação em atalaia do norte, o que nada foram cumpridas.

Assim, o Jean, ficou como chefe substituto do Vale do Juruá, descaracterizando o formado da coordenação esperados pelas lideranças, quando o mesmo perdeu credibilidade de chefia, seja na FUNAI ou no DSEI, atualmente está preocupando as lideranças com o problemas de saúde das populações, em detrimento a uma contextualização da política de saúde indígena que hoje se configuram em interesses egocêntricas derivadas de politicagens, em virtude da falta de diálogo entre a SESAI e as lideranças indígenas, que se manifestam essas indignações quanto as atitudes que vem sendo tomadas pós criação da referida Secretaria e que tais atitudes vem confundindo a opinião pública.

É importante, salientar que os povos indígenas do Vale do Javari têm suas histórias que fundamentam o direito de cobrar o que é melhor para sua sobrevivência. E a própria legislação brasileira, após longo processo de genocídio, reconheceu que tem este direito. Portanto, a reivindicação ou manifesto não deve ser entendido como mera cobrança, enquanto a situação de saúde dos povos se caminha para o extermínio dos mesmos.

Isto são relatos técnicos que apontam essa possibilidade, e os indígenas não saberiam inventar números de probabilidade de mortes para preocupar-se. Além disso, são fatos que no dia-dia da suas vidas estão sentindo o efeito da estimativa desses números previstos para morte. Diante dessa crise de saúde, esperava-se, que a atitude da Secretaria da SESAI tivesse todo cuidado de conduzir uma nova política de saúde para os povos. Tomando decisões em sintonia com as lideranças para precaver erros, ou seja, o fator que possa agravar ainda a situação.

Pois muitas autoridades do órgão, confiança de partidos políticos, confiança de autoridades que desconhece a realidade do Vale do Javari, já se passaram por aqui e nada fizeram menor diferença. E o sofrimento marcante dessa história é que enquanto o DSEI Vale do Javari completa seus 12 anos de implantação, foram 10 Chefes que se passaram os mesmos continuam nos seus lugares com as situações ainda piores.

Portanto, o posicionamento frente a essas questões não está sendo levado a sério. E não se esperava, que o Secretário Antonio Alves de Souza, como dirigente do novo órgão do governo federal, transformasse os próprios índios como protagonistas do problema, frente a problemática situação de saúde, levando até a política de saúde em situação de caos e fazendo fluir divisões entre grupos indígenas, por influências de pessoas oportunistas, como o caso da indicação da Verônica Maria Vasconcelos de Almeida, e em seguida a negociação com servidor da Fundação Nacional do Índio – FUNAI Heródoto Jean de Sales, que levou oficialmente para o Ministério da Saúde com objetivo de ocupar o cargo de Chefia do Distrito Sanitário Especial Indígena do Vale do Javari DSEI Javari e agora não sendo aceito pela lideranças.

O que demonstra um arcaico formato política de negociatas que nunca irá minimizar as questões de saúde das populações indígenas do Vale do Javari. Desta forma, as lideranças indígenas não aceitaram a indicação e a resistência da manutenção dessas pessoas acima mencionadas para ocupar cargo de Chefia. Pois, as lideranças têm suas razões de não aceitar e que seus repúdios seja respeitados.

Considerando todos estes fatos, as lideranças presentes na reunião, pediram para o Sr. Heródoto Jean de Sales se afastar do cargo que não vão aceitar como chefe e estão esperando o represente do Ministério da Saúde, chegar no dia 26/12/2010, a visitar a região, para que haja o melhor entendimento no decorrer do trabalho de transição, para garantia de eficiência das ações de saúde e sensibilizar por meio do diálogo com todos os representantes envolvidos a questão de saúde do Vale do Javari, para que as pessoas que não conhece as realidades, e que possuam outros interesses não desviem a verdadeira finalidade da SESAI.

Após três horas de reunião, o Sr. Heródoto Jean de Sales, disse às lideranças que vai renunciar seu cargo de chefia do DSEI-JAVARI, por não aceitação das lideranças indígenas do vale do javari.

Coordenação geral

União dos Povos Indígenas do Vale do Javari

Atalaia do Norte – AM, 22 de Dezembro de 2010.

União dos povos Indigenas do Vale do Javari – DSEI-JAVARI – Saúde Indigena

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.