Vida vigiada: Alexandre Anderson

Folha de São Paulo, C4, 25/10/2010.

RESUMO: Há  dois meses o pescador Alexandre Anderson, 40, vive sob proteção policial, por meio do programa federal para proteção de defensores dos direitos humanos. Ele afirma ter sofrido três atentados em razão dos protestos que organizou contra obra da Petrobras, na baía de Guanabara. De acordo com ele, as intervenções no local afetaram a produção da pesca em Magé, a 60 km do Rio, e não houve compensação por parte da empresa.

Depoimento a ITALO NOGUEIRA, DO RIO

Servi o Exército em 1988, trabalhei no cais do porto do Rio e depois como assistente administrativo de uma empresa. Em 1998 vim morar com meus pais na praia de Mauá, em Magé.

Adotei a pesca como trabalho aqui, por falta de outras oportunidades na cidade. É longe da capital, o transporte é caro e não há indústrias para absorver a mão de obra. (mais…)

Ler Mais

Costa Rica: Why is indigenous autonomy in Costa Rica necessary, urgent and fair?

Countries and identities are social inventions created by human beings that make up cultures and peoples. The human being makes material and ideological creations that may subsequently form part of the characteristics that identify a culture. Costa Rica “created” or consolidated “its invention of homeland” with the so-called “Olive Generation”, consisting of artists, such as painters, writers, intellectuals and thinkers, towards the end of the 19th century.

At this time, the ideologies, materials and aesthetics for an identity based on the Central Valley, an educated white farming society, which identified more with Europe and Spain than with nearby countries, were created, not only with values such as solidarity and humility, but also with flaws that we have not corrected as a society, such as poor education, insofar as the acceptance and good relations with the “other culture” are concerned, regardless of whether they are black, Chinese, Nicaraguan, Chiriquí, fishermen, indigenous, etc.

(mais…)

Ler Mais

Perú: Debaten problemas y desafíos de la mujer indígena Awajún

Servindi – “Nosotras las mujeres sí hemos participado… hemos logrado aprobar tres proyectos en el presupuesto participativo de la municipalidad”, fueron las palabras testimoniales de la lideresa awajún Maritza Yampis, durante la presentación del libro Tajimat Pujut.

Se trata de Tajimat Pujut, para tener un buen vivir las mujeres y los hombres sí podemos decidir, la más reciente publicación de Terra Nuova y el Fondo Ítalo Peruano que trata precisamente sobre los niveles de participación y de decisión de las mujeres awajún en el desarrollo local.

(mais…)

Ler Mais

Manifesto em defesa do Conselho de Comunicação Social e da democracia

As entidades abaixo assinadas manifestam publicamente seu total apoio à criação do Conselho de Comunicação Social do Estado do Ceará e repudiam, de forma veemente, as tentativas de setores conservadores da sociedade de desqualificar a decisão da Assembleia Legislativa do Estado de propor ao governador Cid Gomes (PSB) a criação de um órgão que possibilitará a efetiva participação da sociedade cearense na criação de políticas públicas em comunicação do Estado.

Um Conselho tem como finalidade principal servir de instrumento para garantir a participação popular, o controle social e a gestão democrática, envolvendo o planejamento e o acompanhamento da execução das políticas e serviços públicos. Hoje, existem conselhos municipais, estaduais e nacionais, nas mais diversas áreas, seja na Educação, na Saúde, na Assistência Social, entre outros. Um Conselho de Comunicação Social é, assim como os demais Conselhos, um espaço para que a sociedade civil, em conjunto com o poder público, tenha o direito a participar ativamente na formulação de políticas públicas e a repensar os modelos que hoje estão instituídos.

(mais…)

Ler Mais

Pescadores e Pescadoras Artesanais Afirmam Identidade e Território como Eixo Central

Carta do Seminário sobre território pesqueiro

Nós, pescadores e pescadoras artesanais, agentes de pastorais sociais, representantes de entidades e movimentos sociais presentes no Seminário Nacional sobre Território Pesqueiro, realizado nos dias 21, 22 e 23 de Outubro de 2010, em Olinda/PE, após uma profunda reflexão da situação em que se encontram os territórios pesqueiros no Brasil (como espaço de moradia, reprodução cultural e de existência da pesca), ecoamos nossas vozes por todo o Brasil e, com indignação, denunciamos as destruições e ameaças que o sistema econômico capitalista, neoliberal, está impondo aos recursos naturais e ao processo de reprodução física e cultural das comunidades pesqueiras. Assim sendo, nos posicionamos em defesa da vida e da manutenção do patrimônio cultural da pesca artesanal.
(mais…)

Ler Mais

Jesuíta basco em greve de fome pelos índios venezuelanos

O jesuíta basco José Maria Korta, de 80 anos, iniciou na última segunda-feira uma greve de fome indefinida na frente do Parlamento venezuelano para pedir a libertação do chefe indígena Sabino Romero Izarra, “injustamente detido”, e exigir que o governo de Hugo Chávez acate o mandato constitucional que faculta a esses grupos étnicos que façam justiça em suas comunidades e que sejam os próprios Yukpa que processem o preso.

A reportagem é do sítio Religión Digital, 24-10-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
(mais…)

Ler Mais

Recuperação de áreas degradadas por desmatamentos, artigo de Roberto Naime

área desmatada
Área desmatada. Foto de arquivo Ibama

Os modelos de recuperação de áreas degradadas por desmatamentos ainda não são consensuais entre pesquisadores, autoridades de órgãos ambientais e proprietários. As dificuldades econômicas vividas pela agricultura fazem com que algumas recuperações de áreas degradadas sejam um arremedo, porque não faz sentido órgãos ambientais exigirem a recuperação quando produtores rurais não dispõe das mínimas condições para executarem os projetos.
(mais…)

Ler Mais

Impactados pela UHE Estreito que foram assentados denunciam problemas em nova localidade

MPF/TO recomendará ao Ibama que não libere licença de operação ao Consórcio Estreito Energia (Ceste) enquanto todas as pendências não forem sanadas

O procurador da República no Tocantins Álvaro Manzano participou nesta quinta-feira, 21 de outubro, de uma reunião com os trabalhadores rurais do antigo projeto de assentamento Formosa, em Darcinópolis, atualmente reassentados em lotes adquiridos pelo Consórcio Estreito Energia em parte da fazenda Marju, no município de São Bento do Tocantins. Após três anos impedidos de plantar e produzir no local onde foram assentados pelo Incra, reivindicando o reassentamento coletivo em outra localidade, os impactados ainda não solucionaram todos os seus problemas. O local foi escolhido pelos clientes do Incra que terão suas glebas submersas pelo lago da UHE de Estreito. Na sexta-feira, outra reunião em Babaçulândia também tratará de pendências não atendidas de outros impactados.
(mais…)

Ler Mais

Ceará – Morte de José Maria completou seis meses sem justiça

Colegas de Zé Maria promoveram vários atos em memória dele (MAURI MELO)

Associação que era presidida por José Maria filho segue a luta iniciada por ele como a substituição das casas de taipa do Sítio Tomé. O assassinato do ambientalista de Limoeiro do Norte completou seis meses. O crime permanece sem solução.

Há seis meses, na data em que se comemorava o Dia de Tiradentes, dia 21, o ambientalista e agricultor José Maria Filho, o Zé Maria do Tomé, era assassinado com 19 tiros, no caminho de casa, em Limoeiro do Norte, na região jaguaribana. Até agora, a polícia não identificou os assassinos. As investigações continuam sendo feitas pelo delegado de Limoeiro do Norte, José Fernandes Pereira. Ontem, ele estava viajando, e, segundo o inspetor Marcos, que se encontrava na delegacia, apenas o delegado poderia informar sobre o andamento das investigações. (mais…)

Ler Mais