CE – em tramitação projeto que proíbe pulverização aérea no estado

Rodrigo de Medeiros

Cáritas, Viacampesina , MST-CE e Renap-CE propuseram lei, em conformidade com legislação já existente no Rio Grande do Sul, que veda a produção, comercialização, comércio e consumo de agrotóxicos proibidos em seu país de origem. Propuseram também que se vedasse a pulverização aérea, pelo passivo que esá causando no Ceará.

O Deputado Heitor Férrer teve a compreensão da importância da proposição para a saúde pública e para o meio ambiente e entrou com Projeto abaixo, que tramita na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará sob o nº 0134/2011 e que

“Altera a Lei Estadual nº 12.228, de 09 de dezembro de 1993, que dispõe sobre o uso, a produção, o consumo, o comércio e o armazenamento dos agrotóxicos, seus componentes e afins bem como sobre a fiscalização do uso de consumo do comércio, do armazenamento e do transporte interno desses produtos.

Art. 1°- O art. 3° da Lei Estadual n° 12.228, de 09 de dezembro de 1993, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 3° – Os agrotóxicos, seus componentes e afins, de acordo com o art. 2° desta Lei, só poderão ser utilizados, produzidos, consumidos, comercializados e armazenados no território do Estado do Ceará, se previamente registrados nos termos da Lei nº 7.802 de 11/07/89 e se cadastrado mediante requerimento da indústria produtora ou manipuladora, protocolado perante a Superintendência do Meio Ambiente do Estado do Ceará – SEMACE, acompanhado dos seguintes documentos:

I – prova do registro do produto no Órgão Federal competente;

II – prova de que o uso do produto a ser cadastrado e autorizado no país de origem, devendo constar a especificação do emprego permitido;

III – certidão de classificação toxicológica expedida pela Divisão Nacional de Produtos Saneantes Domissanitários do Ministério da Saúde;

IV — relatório técnico elaborado por profissional habilitado, de acordo com as normas federais e as exigências dos órgãos de Fiscalização do Exercício Profissional.

Parágrafo único – A empresa postulante do cadastramento fica obrigada a comunicar à Secretaria da Saúde do Estado e a Superintendência do Meio Ambiente do Estado do Ceará – SEMACE quaisquer alterações que venham a ocorrer relativamente aos documentos referidos neste artigo.”

Art. 2°- Acrescenta art. 3°-A, na Lei Estadual n° 12.228, de 09 de dezembro de 1993, com a seguinte redação:

“Art. 3°-A – A comprovação de que o produto a ser cadastrado tem seu uso autorizado no país de origem, far-se-­á mediante certidão emitida pelo órgão competente do respectivo país.

§1º – Considera-se país de origem, aquele em que se originou a síntese correspondente ao princípio ativo da substância; o país em que é gerada ou manufaturada a tecnologia e aquele de onde o produto é importado.

§2° – A impossibilidade de atendimento de alguma das hipóteses anteriores somente será aceita mediante certidão do respectivo país, pela qual sejam apresentadas as razões da não-autorização.

§3º – A proibição do produto no país de origem de que trata o §1° acarretará o indeferimento do pedido de cadastro.”

 

Art. 3° – Fica criado o art. 28-A na Lei Estadual n° 12.228, de 09 de dezembro de 1993, com a seguinte redação:

“Art. 28-A – È vedada a produção, armazenamento, comercialização e a utilização de agrotóxicos na agricultura em todo o território do Estado do Ceará, com as seguintes substâncias:

I – Acefato;
II – Carbofurano;
III – Cihexatina;
IV – Endossulfam;
V – Forato;
VI – Fosmete;
VII – Lactofem;
VIII – Metamidofós:
IX – Paraquate;
X – Tiram;
XI – Triclorfom.

Parágrafo Único – A relação de substâncias deste artigo não exclui a proibição de outras, pelo Estado do Ceará, comprovando-se a alta toxidade e prejudicabilidade à saúde humana e ao meio ambiente.”

Art. 4º – Fica criado o art. 28-B na Lei Estadual nº 12.228, de 09 de dezembro de 1993, com a seguinte redação:

“Art. 28-B – É vedada a pulverização aérea de agrotóxicos na agricultura no Estado do Ceará.”

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em 31 de maio de 2011.

Deputado HEITOR FÉRRER

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.