Diálogo contou com participação de representantes do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos
Representantes de vinte países que integram a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) estiveram reunidos em Brasília nos dias 22 e 23 de outubro para discutir ações de combate ao racismo e promoção da igualdade racial.
O grupo aprovou algumas medidas em conjunto, tendo em vista a Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024), declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, em âmbito regional, a Década de Afrodescendentes (2014-2023) declarada pela Celac.
Entre as medidas, as delegações promoverão “uma hora contra o racismo” no dia 21 de maio de 2016 em todos os países-membros, com o objetivo de reconhecer os afrodescendentes e propiciar uma mobilização social contra o racismo e toda forma de discriminação social. O grupo também pretende construir o “Afrolatinobarômetro”, um observatório com dados estatísticos sobre os afrodescendentes na América Latina.
Outra ação pactuada é a realização de uma mobilização no dia 25 de março de 2016, em memória às vítimas do regime escravocrata nas Américas. O grupo prepara, também, uma declaração final para a Conferência Regional da América Latina e do Caribe, parte da Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024). A conferência será realizada em Brasília, nos dias 3 e 4 de dezembro de 2015.