As mais de mil famílias estão ocupando a fazenda Saco do Céu, no município de Nova Andradina, desde o dia 21 de agosto de 2015.
Cerca de mil famílias Sem Terra que ocupam a fazenda Saco do Céu, localizada no município de Nova Andradina (MS), na região de Nova Casa Verde, desde o dia 21 de agosto decidiram em assembleia entrar com um requerimento, pedindo ao Juiz de Direito da 2ª Vara Cível do Foro da Comarca de Nova Andradina, a suspensão da reintegração de posse da área.
Os Sem Terra cobram do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) garantias para que eles possam colher o que já foi plantado na terra nestes meses de ocupação.
Este requerimento também tem como objetivo garantir a segurança destas famílias acampadas e evitar qualquer confronto com as forças policiais que devem ser chamadas para a despejo dos sem-terras.
Durante todos esses meses o Movimento denunciou a presença de milícias armadas na área, ameaçando a integridade física de mulheres, crianças e idosos.
Até o presente nada se encaminhou e, nesta semana, as famílias foram informadas da solicitação judicial de reintegração de posse, promovida por Anely Conceição Liguori Tomaino.
O Movimento possui conhecimento de que a área já foi vistoriada pelo INCRA, que a proprietária já teria manifestado interesse em vender a fazenda.
Enquanto isso, as famílias vivem no acampamento às margens de rodovias na região.
—
Imagem: Reprodução da Página do MST