São Paulo – A Defensoria Pública da União (DPU) em São Paulo realizará, em parceria com o Conselho Missionário Indigenista (Cimi), no próximo dia 21, o evento Povos Indígenas em Contexto Urbano: por uma sociedade do bem viver. O seminário reunirá diversos especialistas e a própria população indígena para discutir os problemas enfrentados, suas soluções e o acesso à Justiça no âmbito dos direitos dessa parcela da população.
O seminário será realizado durante todo o dia no auditório da DPU em São Paulo e será dividido em três mesas temáticas: Contextualização, Temas Jurídicos e Desafios e Demandas dos Povos Indígenas. Além disso, na abertura e no encerramento haverá cântico e dança tradicional. A iniciativa busca dar maior visibilidade ao tema dos indígenas em situação urbana e as possibilidades de atuação da Defensoria Pública nessas demandas.
Conforme dados do Censo de 2010, o município de São Paulo ocupa o 4º lugar em quantidade total de indígenas. Dos quase 13 mil que residem no município, 12 mil vivem na área urbana da cidade. Municípios como Salvador, Rio de Janeiro e Brasília também são reconhecidos por terem grande quantidade de indígenas no meio urbano. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em recente estudo, também sinalizou para quase 40% da população indígena do Brasil vivendo nas cidades.
Palestra
Povos Indígenas em Contexto Urbano: por uma sociedade do bem viver
Data: 21/10/2015 – das 9h00 às 16h00
Local: Auditório da Defensoria Pública da União em São Paulo
Rua Fernando de Albuquerque, 155, Térreo – Consolação
Inscrições e informações: [email protected] ou (11) 3627-3431