Terceira fase do projeto foi tema de encontro na tarde desta terça-feira (19) no gabinete da ministra da Igualdade Racial
A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, recebeu nesta terça-feira (19), representantes do Canal Futura para discutir os resultados da avaliação da terceira fase do projeto A Cor da Cultura. Participaram do encontro a gerente de Mobilização e Articulação Comunitária, Ana Paula Brandão, a gerente de Desenvolvimento Institucional, Mônica Pinto, e a pesquisadora Suellen Ferreira. O secretário-executivo da SEPPIR, Giovanni Harvey, o secretário de Ações Afirmativas, Ronaldo Barros, e o gerente de projetos, Luiz Barcelos, também estiveram presentes na reunião.
Entre os resultados da avaliação, está a apropriação, por parte dos alunos, das narrativas positivas sobre a população negra, a qualidade do kit A Cor da Cultura, o diálogo com outros projetos com perspectiva de educação integral, bem como a implementação do kit em outras disciplinas, o que proporciona uma implementação contínua do material e seu conteúdo.
O objetivo do projeto A Cor da Cultura é valorizar o patrimônio cultural afro-brasileiro e reconhecer a contribuição da população negra à sociedade brasileira dando visibilidade a sua história não associada à escravidão. A Cor da Cultura visa contribuir para a implementação da Lei 10.639/2003, que determina a inclusão do ensino da história e da cultura afro-brasileiras no currículo escolar.
A Cor da Cultura
A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o Canal Futura, a Petrobras, o Ministério da Educação, a Fundação Cultural Palmares, o Centro de Informação e Documentação do Artista Negro e a TV Globo. O projeto teve início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história do segmento sob um ponto de vista afirmativo.
–
Ministra da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, recebe representantes do Canal Futura
Que bom que um projeto de tamanha importância continue tendo o apoio da Seppir e vejo que a ministra esta no caminho certo, espero que chegue ao nosso Municipio Tomé Açu.