Fundação Palmares e SEPPIR reforçam parcerias

Titulares das instituições reuniram-se nesta segunda-feira (18) para articular ações para fortalecer pauta racial

SEPPIR

Fortalecer e renovar parcerias foi o objetivo do encontro entre a ministra da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, e a presidenta da Fundação Cultural Palmares (FCP/MinC), Cida Abreu, nesta segunda-feira (18), em Brasília – DF. Comunidades quilombolas, cultura afro-brasileira e juventude estiveram entre os itens da pauta do encontro, que contou com a presença de Renata Neves e Ivaldo Paixão, dos departamentos de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira e de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação.

“Para o êxito do trabalho da SEPPIR e da Palmares é fundamental estabelecermos e reforçarmos parcerias no sentido de fortalecer a política de cultura afro-brasileira e a política de promoção da igualdade racial”, afirmou Cida Abreu. Entre as pautas enumeradas como prioritárias, está a regularização e titulação dos territórios quilombolas, a garantia de investimentos na área de audiovisual, consolidação de uma agenda positiva na área da cultura, juventude e ênfase nas mulheres negras produtoras de cultura. “Também é importante discutirmos o Plano Plurianual de forma bilateral e estabelecermos uma cooperação cultural entre Brasil e África”, ressaltou a presidenta da Palmares.

Acompanhada de sua equipe, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) reafirmou a necessidade de articular ações entre as instituições para fortalecer pauta racial. Nilma Lino Gomes destacou a importância do diálogo permanente entre SEPPIR e Palmares, enfatizando o papel estratégico do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), e iniciativas como o projeto Ideias Criativas e os editais afirmativos. “Vamos dar continuidade às boas experiências e trabalhar em parceria com o objetivo final de fortalecer a comunidade negra e a sociedade brasileira como um todo”, declarou a ministra.

Nova gestão Fundação Cultural Palmares

Segunda mulher a gerir a instituição em 26 anos, Cida Abreu foi nomeada presidenta da Fundação Cultural Palmares no último mês. A gestão da nova presidenta tem como meta  construir o conceito e participação da Cultura Afro Brasileira no desenvolvimento econômico do país, o combate à intolerância religiosa, o fortalecimento das garantias dos direitos das comunidades tradicionais quilombolas, a valorização das produções artísticas e intelectuais e a participação popular.

Comments (1)

  1. Estamos aqui com muita ansiedade para ver em pratica o trabalho desta nova gestão da Fundação Cultural Palmares e prontos pra colaborar para ver reconhecida a contribuição do povo negro na construção da cultura brasileira, na pratica.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.