MPF/PB denuncia pastor evangélico por intolerância religiosa

Acusado publicou, em rede social, fotos suas e de outras pessoas, nas quais era possível ver imagens e entidades sagradas das religiões de matrizes africanas sendo destruídas

MPF/PB

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF/PB) denunciou pastor evangélico que quebrou objetos e imagens de entidades sagradas das religiões de matrizes africanas, fotografou o ato e publicou em seu perfil na rede social Orkut. Os objetos estavam num terreiro de umbanda e o acusado confessou ter quebrado uma das imagens para “acomodá-la melhor” no interior de um veículo modelo F-4000, a fim de transportá-la. Os fatos ocorreram em 2012. (mais…)

Ler Mais

Propostas de Implementação da PNGATI na Amazônia (para download )

IEB

A publicação reúne um conjunto de informações fundamentais para o avanço e consolidação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) nos estados de Rondônia, Sul do Amazonas e Roraima. As propostas são resultantes das pesquisas colaborativas desenvolvidas pelos participantes do Curso Básico de Formação em PNGATI, realizado em Rondônia, Sul do Amazonas e Roraima.

Clique AQUI para download.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Henyo T. Barretto.

Ler Mais

Microbolsas Criança e Água: última semana para se inscrever!

Quer receber uma bolsa de R$ 5 mil para investigar como as crianças são afetadas pela crise de abastecimento de água? Participe agora do nosso concurso de microbolsas

A Pública

Atenção repórteres independentes de todo o Brasil: falta uma semana para acabar o prazo de inscrições do Concurso de Microbolsas para Reportagens sobre Criança e Água! Os interessados têm até o dia 15 de maio (próxima sexta-feira) para fazer a inscrição através do formulário.  (mais…)

Ler Mais

Oficina sobre Justiça Ambiental no Território da Transposição do São Francisco: um quadro dramático dos impactos decorrentes da implantação do projeto

Por Fiocruz/PE

No dia 27 de abril na Fiocruz/PE, em Recife foi organizada a “Oficina de Articulação da Luta pela Justiça Ambiental no Território da Transposição do Rio Francisco”. Organizada pela FIOCRUZ foram convidadas várias entidades e movimentos sociais envolvidas na questão, como sindicatos de trabalhadores rurais, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), além de entidades ligadas aos povos indígenas e quilombolas além de outras instituições e ONGs que trabalham com o tema, como a Fundação Joaquim Nabuco. (mais…)

Ler Mais

1ª Marcha de Mulheres Negras “Nós exigimos justiça pela morte dos jovens negros na Bahia”

No População Negra e Saúde

No mês de denuncia contra o racismo e com o tema “2015 motivos para marchar contra o racismo, a violência e o fim do genocídio da juventude negra e pelo Bem Viver das mulheres negras”, acontece a 1ª edição da Marcha de Mulheres Negras da Bahia Contra o Racismo e a Violência e Pelo Bem Viver no dia 13 de maio, em Salvador, e são esperadas mulheres negras de todos os territórios da Bahia. A passeata é organizada pela Rede de Mulheres Negras da Bahia e organizações de mulheres negras de todo o Estado. (mais…)

Ler Mais

Carta do Encontro de Capacitação Internacional de Mulheres Indígenas e Direitos Econômicos

O Encontro de Capacitação Internacional de Mulheres Indígenas e Direitos Econômicos, realizado na cidade Brasilia/DF, nos dias 05 a 07 de maio de 2015, organizado pelo Enlace Continental de Mulheres Indígenas das Américas/ECMIA, que na sua atuação vem desenvolvendo todo um processo de empoderamento dos direitos das mulheres indígenas, incidindo nos organismos internacionais e do Estado, para a formulação e programas relacionados a saúde, que contemplem e fortaleçam as mulheres indígenas e a juventude. (mais…)

Ler Mais

UFBA lança Especialização em Direitos dos Povos Tradicionais

UFBA

A Congregação da Faculdade de Direito da UFBA aprovou a primeira proposta de especialização em Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais em todo Brasil. A proposta integra o modelo EAD, com carga horária de 578 horas, 15 disciplinas e execução em 24 meses. A proposta é coordenada pelo Professor Julio Cesar de Sá da Rocha, vice-diretor da Facudade de Direito da UFBA. A proposta agora irá ser encaminhada ao CAPEX/UFBA e insere-se na proposta Universidade Aberta do Brasil/UFBA (UAB), sendo de caráter gratuito. A pós-graduação conta ainda com professores (as) da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). (mais…)

Ler Mais