UFBA lança Especialização em Direitos dos Povos Tradicionais

UFBA

A Congregação da Faculdade de Direito da UFBA aprovou a primeira proposta de especialização em Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais em todo Brasil. A proposta integra o modelo EAD, com carga horária de 578 horas, 15 disciplinas e execução em 24 meses. A proposta é coordenada pelo Professor Julio Cesar de Sá da Rocha, vice-diretor da Facudade de Direito da UFBA. A proposta agora irá ser encaminhada ao CAPEX/UFBA e insere-se na proposta Universidade Aberta do Brasil/UFBA (UAB), sendo de caráter gratuito. A pós-graduação conta ainda com professores (as) da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

A Especialização terá como objetivos: 1 – ampliar e fortalecer as atividades de estudos, pesquisas e formação especializada das lideranças dos povos e comunidades tradicionais (povos indígenas, quilombolas, pescadores e marisqueiras, ciganos, ribeirinhos, caatingueiros, povo de santo, vazanteiros etc.); 2 – qualificar em nível de pós-graduação buscando uma formação humana na Administração Pública, dos servidores/agentes públicos e membros de povos e comunidades tradicionais na relação com as políticas para povos e comunidades tradicionais, possibilitando a consolidação de uma cultura política fundamentada na diversidade étnica e multicultural; 3 – Articular-se, nacional e internacionalmente, com núcleos de estudos e pesquisas especializados, notadamente com as instituições de ensino superior para intercâmbio e produção conjunta de conhecimento específico de defesa de grupos vulneráveis;4 – Formar rede de defesa do direito dos povos e comunidades tradicionais.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Júlio Rocha.

Nota: Os detalhes finais para o lançamento do curso ainda estão sendo efetivados. Assim que tivermos mais informações, divulgaremos. Também consideramos a iniciativa muito importante. (TP)

Comments (64)

  1. Francisdalva,
    nós estamos apenas noticiando o curso, que será oferecido pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Não temos nenhuma relação com ele.

  2. quero participar muito desse curso para ampliar meus conhecimentos e ser um grande combatedor contra o racismo por que sou indigena e somos descriminados

  3. quero muito fazer esse curso para aumentar meus conhecimentos atraves do curso vou aprender cada mas por que sou indigena.

  4. eu quero muito fazer esse curso de pos graduaçao para aumentar meus conhecimentos para combater o racismo.

  5. eu gostaria de participar desse curso para ampliar meus conhecimentos referente o racismo ambiental.

  6. eu gostaria de participar desse curso racismo ambiental pelo fato de eu ser indigena e vivo constantemente lutando contra o preconceito racial.

  7. Sou Indígena potyguara do ceará, estou muito interessada a aparticipar deste curso de Especialização indígena.

  8. Sou india da etnia potyguara moro no semi-árido nordestino e gostaria muito de participar desse curso de especialização porque é muito bom seu tema e vai corresponder nossas necessidades

  9. Em que local podemos acessar mais informações sobre este curso? Tenho todo interesse em fazê-lo. Estou concluindo o meu doutorado em sociologia, que traz como uma de suas propostas temáticas esta questão. Aguardo retorno. Obrigada.

  10. Preciso de informações sobre inscrição e prazos. Parabéns pela iniciativa. Abraço a tod@s…

  11. Boa tarde,
    Amei a iniciativa e gostaria de participar. Como faço para participar do processo de seleção?

  12. Olá sou de comunidade Tradicional ( Povo de Terreiro), moro em Juazeiro/BA e trabalho aqui com a articulação e o fortalecimento do meu povo por isso achei o máximo este espaço que começa a se abrir para nós que sempre ficamos a margem, quero muito participar desta pós, por isso gostaria que me enviassem informações de como sera o processo: onde e como acontecerão as aulas, quando começam as inscrições etc.

  13. Tenho interesse em fazer a inscrição,estou escrevendo sobre a saúde da população negra,com um recorte de gênero e da população quilombola;
    Estou encantada com a proposta da especialização.
    Boa noite e obrigada.
    Josy Andrade

  14. Olá! Sou assistente social e estou mestranda no PPGEISU-UFBA. Gostaria muito de saber mais informações sobre a especialização, pois minha pesquisa permeia discussão de justiça cognitiva.

  15. Gostaria muito de fazer essa pós .
    quero saber que faço para participar.
    Itajuípe Bahia

  16. Professor Júlio, quero fazer parte da espeacialização, não deixe o povo do Extremo Sul .
    é meu sonho fazer pós.
    Itajuípe _ Bahia

  17. Tenho muito interesse em participar, sou terapeuta ocupacional e tenho interesse nas discussões e pesquisas sociais relacionadas aos direitos dessas comunidades, já fiz alguns cursos e pesquisas nessas áreas, da qual gostaria de amplificar minha visão.

  18. Quero ter mais informações, trabalho com comunidades tradicionais e tenho interesse em ter conhecimento em legislação específica para a área.

  19. Sou formado em Direito pela FAT, em História pela UNEB, tenho especialização em penal e criminologia. E tendo uma forte ligação com o povo de santo, vivenciando no dia a dia as agruras de como servidor público, tentar desmistificar os conceitos e preconceito que estes sofrem.

    Gostaria muito de participar dessa seleção. Ficando grato com maiores informações que vocês na medida do possível venham fornecer.

    Abraços!

  20. Tenho muito interesse na temática. Sou professor de ensino superior( IFES/CNEC – Itajai-SC), trabalhando, entre outras com a disciplina de diversidade das relações étnicos raciais. Poder me aprofundar no estudo destas temáticas seria proveitoso para ampliar o debate a promoção de ações relativas a diversidade na instituição que atu, na cidade e região.
    Caso seja possível, gostaria de receber informações sobre o início do curso e possibilidade de frequentá-lo.
    Att

  21. Gostaria de maiores informações . A pós contempla povos de Santo também?
    Obrigado.

  22. Eu Márcia da Mota Lima Duarte,tenho interesse de participar desta especialização . E uma oportunidade de conhecimento na intervenção da inclusão social dos menos favorecidos.

  23. Tenho formação em Bacharelado em Artes Plásticas pela EBA_ UFBA e Licenciatura em Desenho e Plástica em andamento na EBA-UFBA – Fui bolsista no projeto de pesquisa do PIBID trabalhando a Lei 11.645 do Ensino Indígena em escolas públicas de Salvador-Ba, também tendo contato com a Tribo Pataxó Hãhãhãe… onde vivenciei trocas de saberes com oficinas artísticas. Gostaria de maiores informações soabre a especialização.

  24. Olá, Silvana,
    infelizmente não temos como prometer isso. Por favor, fique ligada!
    Tania.

  25. sou membro de uma Comunidade Tradicional de Fundo de Pasto, que fica em Sobradinho-Bahia. Também sou membro de Comitê de Bacia Hidrográfica no mesmo segmento. Tenho GRANDE interesse no curso, peço que me envie mais informações.

    Grata.

  26. Solicito-lhes informações, sou interessado, possuo graduação em filosofia e também em direito. Presto assistência advocatícia para indígenas no Rio Grande do Sul.

  27. Excelente proposta. Sou Kokama estou terminando a graduação em Direito. Quero muito particular dessa especialização.

  28. Excelente proposta! Espero te o privilégio participar, já contribuo com alguns trabalhos com os povos tradicionais na Amazonas.

  29. Essa uma é uma oportunidade que não quero perder de maneira nenhuma. Tomara que essa iniciativa seja efetivada. Por favor mandem para meu email todas as notícias a respeito.

  30. TAMBÉM ACHEI EXCELENTE ESSA PROPOSTA DE ESPECIALIZAÇÃO NESSE CURSO. ESPERO PODER PARTICIPAR, SENDO ASSIM SE POSSÍVEL, AO SAIR O EDITAL PARA AS INSCRIÇÕES, GOSTARIA DE SER AVISADA PRA PARTICIPAR. DEIXO PORTANTO MEU EMAIL.

  31. É. Uma oportunidade muito importante para o crescimento educacipnal e cultural dos nossos povos tradicionais, e um avanço muito potente pra uma educaçao de qualidade, espero poder me fazer presente e poder cursar.

  32. Os detalhes finais para o lançamento do curso ainda estão sendo efetivados. Assim que tivermos mais informações, divulgaremos. Também consideramos a iniciativa muito importante.

  33. Bela iniciativa! Também tenho interesse nessa especialização. Por favor me avisem quando sair o edital.

  34. Muito oportuno este curso. Gostaria de saber quando terá início, tenho interesse.

  35. Acho de fundamental relevância iniciativas desse tipo. Gostaria muito de saber como participar desse curso

  36. Tenho muito interesse nessa especialização. Muito boa iniciativa e necessaria! Como, quando, onde fazer inscrição?

  37. Os detalhes finais para o lançamento do curso ainda estão sendo efetivados. Assim que tivermos mais informações, divulgaremos. Também consideramos a iniciativa muito importante.

  38. Para serem publicados os comentários necessitam de nome, sobrenome e e-mail.

  39. Excelente proposta! Espero que não privilegie somente os servidores públicos da Bahia.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.