Por Ninawa Huni Kui
Desde a criação da história da raça humana, os povos originários (indígenas) são parte dos seres vivos do mundo.
No início da destruição da América Latina, precisamente na América do Sul, tomaram nossos territórios à custa de sangue dos nossos antepassados.
Esse cruel massacre dos nossos povos, chamaram de “descobertas”, desbravação, desenvolvimento, progresso, civilização etc.
Atualmente a mãe terra cobra a todo custo o resultado da ganância capitalista; aí chamam isso de Mudanças do Clima.
Agora o mundo inteiro se reúne dizendo que vai parar de mudar o clima no mundo inteiro.
Não é verdade, é pura mentira; a COP20 não vai parar a mudança do clima. Lhes digo porque, porque a COP20 é só uma oportunidade para os governos, que já destruíram tudo em seu país, negociarem para começar a destruir em outro país, aonde ainda existem florestas, costumes e tradições.
Todos esses territórios, costumes e tradição são destruídos pelos governos e pelas companhias internacionais, em nome dessa desgraça chamada de progresso.
O espaço que foi criado para os povos originários (indígena) é um cala boca, é somente para agradar, porque neste lugar ficam os indígenas falando de suas dificuldades uns para os outros; enquanto isso, na verdadeira conferência COP20, Governos e destruidores tomam as decisões pelo futuro dos territórios dos nossos filhos.
Peço desculpa aos irmãos indígenas que estão a serviço de governos.
“Unir para Lutar e Unificar para Vencer”