MLT: Nota de Repúdio à matéria veiculada no Jornal Rota 51

logo mlt

O Movimento de Luta pela Terra vem a público repudiar a matéria veiculada no Jornal Rota 51.com, que diz MLT contra trabalhadores da FETAG, nesta 4ª. 03/12, pelos seguintes motivos: em primeiro lugar o redator do referido jornal esteve no local mas não ouviu o MLT; a polícia foi chamada por MLT, mas a reportagem não relata esse fato, deixando entender que o MLT é “invasor” e que a confusão é feita por nós, o que não é verdade. Quem vem sendo sumariamente atacado desde 2010, pela FETAG e registrado pela revista Caros Amigos, de veiculação nacional é o MLT, vejam AQUI.

O Jornal também não diz que o trabalhador rural, o jovem Adriano da Silva Santos, 19, do MLT é quem foi atacado pelo grupo da FETAG, na pessoa de Amauri de Fátima, funcionário público municipal, que o ameaçou de morte e o chamou de “negrinho preto” e gritou com uma arma na mão, dizendo, “pode vir, que o seu está aqui”, numa atitude racista, e somente não atirou porque haviam outros trabalhadores rurais que impediram o fato.

Em segundo lugar o conflito, começou após a empresa Veracel Celulose perder na Justiça, em decisão de segunda instância, a posse da terra em favor das famílias do MLT. Em agosto de 2012, por exemplo, trabalhadores do acampamento foram impedidos de exercer seu serviço por um grupo de 12 pessoas portadoras de foices e facões, que ameaçavam atear fogo no trator se os moradores do Baixa Verde, do MLT, tentassem continuar seu trabalho. De lá pra cá muitas ocorrências foram feitas na delegacia de Eunápolis, contra as ameaças feitas pelo grupo da FETAG às famílias acampadas.

E por fim, o Jornal Rota 51.com  é financiado pela mesma empresa que fomenta os conflitos nesta região, a Veracel Celulose, conforme aparece no mesmo link da matéria.

Eunápolis, 04 de dezembro de 2014.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ivonete Gonçalves.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.