Ministro espera que novo papa venha ao Brasil para Jornada da Juventude
Estado de Minas
Em meio à repercussão sobre a renúncia do papa Bento XVI, o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República, chocou os participantes durante seu discurso, na recém-lançada Campanha da Fraternidade 2013 que este ano tem como tema a juventude.
Ele apresentou números assustadores de homicídios entre os jovens. Segundo o ministro, o número de pessoas que ainda não chegaram á fase adulta assassinados no Brasil equivale a ‘73 Santa Marias’ – incêndio que parou o Brasil em janeiro deste ano.
O ministro citou o número de jovens assassinados em 2010 e usou a comparação entre os 239 mortos na Boate Kiss para chamar a atenção dos participantes. Somente em 2010 foram 49.932 homicídios, sendo que mais da metade, 26.422 dos assassinados eram jovens.
A campanha deste ano é considerada preparatória para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no Rio de Janeiro em julho e deveria contar com a presença de Bento XVI. O secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar de Brasília, dom Leonardo Steiner, disse que o afastamento de Bento XVI “não vai atrapalhar” o evento.
O secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou ter esperança de que durante a jornada haja a visita do novo papa, previsto para ser eleito entre 15 e 20 de março, segundo o Vaticano.
“A jornada adquire um caráter especial frente à renúncia do papa e a eleição de um novo, que esperamos possa estar presente”, disse Gilberto Carvalho. Segundo ele, o governo está “fortemente engajado” nos preparativos para o encontro e providenciando a facilitação e a gratuidade dos vistos para entrada no Brasil.
Até o momento, não está definido quem será o representante da Igreja Católica no evento, que reunirá jovens de todas as nacionalidades. Mais cedo, o papa Bento XVI enviou mensagem ao Brasil sobre a jornada.
Com Agência Brasil e Secretaria Geral da Presidência
—
Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.
http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2013/02/14/interna_politica,350498/numero-de-jovens-assassinados-no-brasil-equivale-a-73-santa-marias-compara-ministro.shtml#.UR04SdSxOhQ.gmail