“Como alimentar os porcos da China?” A Famasul responde!

Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

Tania Pacheco

Notícia de #florestafazadiferença, compartilhada via Janete Melo: “A pressão sobre as florestas aumenta por todos os lados. A bola da vez, publicada em 29/01 no jornal O Globo: COMO ALIMENTAR OS PORCOS DAS CHINA?

Há 20 anos, a China produzia 14 milhões de toneladas de soja e consumia a mesma quantidade. Hoje, os chineses produzem as mesmas 14 milhões de toneladas, mas consomem 70 milhões. Na verdade, com o crescimento econômico, todos estão comendo mais carne, principalmente suínos, que se alimentam de uma mistura de grãos, onde a soja é fundamental. Segundo Josef Schmidhuber, vice-diretor da FAO (Organização das Nações Unidas para alimentação e agricultura), o desafio nos próximos 15 anos não é saber como alimentar as pessoas da China, mas sim como alimentar os seus porcos. Quase 60% de toda a soja produzida no mundo estão indo para o país. Aumentar a produção pode significar mais pressão sobre as florestas“.

Boa parte da resposta está aqui e, principalmente, no estado que todos os anos detém o recorde de indígenas mortos no País, somando mais de 50% do total e, muitas vezes, também 100% dos suicídios: Mato Grosso do Sul. O panfleto abaixo, da FAMASUL (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul) está sendo divulgado no estado. Foi postado por Gustavo Guerreiro com o seguinte comentário: “Enquanto índios MORREM, eles se preocupam com ‘contratos interrompidos, negócios cancelados cancelados e desvalorização imobiliária'”.

Talvez seja uma injustiça dizer isso. Talvez, muito mais que com “o terror (da) perda de suas propriedades [sic]”, citado na parte final do panfleto, eles estejam de fato preocupados com as carências alimentares dos porcos da China!

Dicas das postagens de Sônia Mariza Martuscelli.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.