Comitê da Verdade planeja visita a aldeia indígena no AM

Representante da Comissão Nacional da Verdade programa vir ao Amazonas para colher relatos sobre o massacre sofrido pelos Waimiri durante a construção da BR-174 (Manaus-Boa Vista).

Por  Alisson Castro

Manaus – A representante da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Maria Rita Kehl, deve vir ao Amazonas para visitar uma aldeia indígena do povo Waimiri Atroari, em Presidente Figueiredo, município distante 118 quilômetros de Manaus.

De acordo com o coordenador do Comitê Estadual da Verdade, Memória e Justiça no Amazonas, Egydio Schwade, a visita está programada para acontecer no final de fevereiro, na aldeia Yawará, localizada no quilômetro 285 da rodovia BR-174, que liga Manaus a Boa Vista/RR. “A proposta do convite é a representante da Comissão ouvir relatos dos indígenas que testemunharam as agressões e massacre vivenciados por eles próprios durante o regime militar sem intermediações de outras pessoas”, afirmou Schwade, que disse que a visita ainda será confirmada.

De acordo com o membro do Comitê Estadual, o jornalista Wilson Reis, a visita da representante da CNV inclui a participação em uma reunião no Sindicato dos Jornalistas no dia anterior à viagem para a aldeia.

No dia 21, o Comitê Estadual realizou a primeira reunião deste ano, quando foi realizada a deliberação sobre a visita de um representante da Comissão Nacional.

“Outra decisão foi o estudo sobre a presença de pequenos agricultores que, atualmente, correm risco de serem expulsos de suas terras por grandes agricultores que teriam grilado terras da União durante o regime militar, os chamados ‘Paulistas’. Já há um parecer do Ipaam, onde se defende a permanência destes pequenos agricultores no local”, explicou Schwade.

O Comitê Estadual da Verdade, Memória e Justiça no Amazonas irá elaborar mais três relatórios sobre mortes de indígenas da etnia Waimiri Atroari ocorridas no regime militar durante a construção da BR-174, rodovia que liga Manaus a Boa Vista, disse Egydio Schwade. Segundo o primeiro relatório da comissão, 2 mil índios Waimiri Atroari foram mortos durante construção da BR-174.

O membro da comissão estadual da verdade e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, Wilson Reis, afirmou que o primeiro relatório, entregue em 17 de outubro à CNV, deu início a discussões sobre outros massacres indígenas ocorridos no País. “Já temos informações de que indígenas apontam ocorrências de massacres de índios durante o regime militarem Mato Grossoe Rondônia”, frisou.

http://www.d24am.com/amazonia/povos/comite-da-verdade-planeja-visita-a-aldeia-indigena-no-am/79539

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.