Anistia Internacional critica governo brasileiro por mortes

O diretor executivo da Anistia Internacional no Brasil, Atila Roque, afirmou que o governo federal e o do Rio em particular têm sido “muito negligentes e ineficientes” na garantia de proteção a ativistas ambientais e defensores de direitos humanos ameaçados. Em entrevista sobre as recentes mortes de pescadores na Baía de Guanabara, atribuídas a grupos armados ilegais, Roque criticou o modelo de desenvolvimento adotado no País.

Dois pescadores foram encontrados mortos na Guanabara, com sinais de execução, no mês passado. Outros dois foram assassinados em 2009 e 2010. O presidente da Associação Homens do Mar, Alexandre Anderson, vive sob escolta permanente desde setembro de 2010. “Infelizmente no Brasil o desenvolvimento ainda vem acompanhado de violência, e violência letal em muitos casos”, afirmou.

Segundo ele, não há como vincular diretamente os quatro homicídios de pescadores com o ativismo da associação à qual eram filiados, antes que seja concluída a investigação, mas “claramente estão envolvidos interesses econômicos de fornecedores, empresas e outros que têm visto seu lucro ou perspectiva de negócio ser perturbados pela militância dos pescadores”.

Para o diretor da Anistia Internacional, há evidências de que as mortes estão relacionadas à situação de conflito socioambiental decorrente da implementação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Ele cita o “provável envolvimento de milícias” e o “entorno de interesses privados obscuros”. “O histórico desse conflito mostra que era uma situação em que o Estado deveria redobrar as garantias, e não esperar por mais duas mortes.” A investigação dos assassinatos foi transferida para a Divisão de Homicídios da capital. As mortes de 2009 e 2010 não foram esclarecidas.

http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2012/07/16/interna_politica,306263/anistia-internacional-critica-governo-brasileiro-por-mortes.shtml#.UAR_mpBfL9M.gmail

Comments (2)

  1. Nem sempre é fácil, mas este blog defende a liberdade de expressão e opinião, desde que os comentários sejam devidamente identificados e expressos em linguagem respeitosa. Então, embora discordemos das posições de alguns leitores, eles são democraticamente publicados.

  2. PORQUE OS PARLAMENTARES BRASILEEIROS TEM ESTA RESISTENCIA EM APROVAR PROGETOS DE LEIS PARA REFORMULAR O CÓDICO PENAL? SERÁ QUE ELES TEM PENA DOS BANDIDOS, QUE ESTÂO MATANDO POLICIAIS TRABALHADORES EMPRÊSÁRIOS E TODA POPULAÇÂO ESTÁ TRAUMATIZADA PORQUE ESTÂO PERDENDO SEUS ENTES QUERIDOS QUE MORREM TRABALHANDO ABATIDOS POR BANDIDOS QUE AS LEIS DÂO BENEFÍCIOS. O CÓDICO PENAL PRECISA SER COMPOSTO POR LEIS FORTES QUE FAÇA O BANDIDO PENSAR MUITO ANTES DE COMETER CRIMES. PORQUE, ESTES PARLAMENTARES DO PT NÂO COLOCAM PROGETOS AUMENTADO A PENA MÁXIMA PARA 50 ANOS E BAIXAR A MENOR IDADE DE 18 PARA 15 ANOS. E O MENOR QUE COMETER CRIME EDIONDO CUMPRIR 50 ANOS FEIXADO IGUAL AO ADULTO. TAMBEM APROVAR PRISÂO PERPÉTUA. SÓ DESTA FORMA A VIOLÉNCIA CAIRÁ. PRECISA QUE OS BRASILEIROS DEIXEM DE SER INDIVIDUALISTA, E PROCUREM SE UNIR PARA FAZER GRANDES MANIFESTAÇÔES, PRECIONANDO O LEGISLATIVO A MUDAR O CÓDICO PENAL. SE O MENOR SABE PUCHAR O GATILHO DE UMA ARMA E TIRAR UMA VIDA HUMANA, PORQUE ELE NÂO PODE PEGAR PENA MÁXIMA? ISTO É UMA PROVA QUE ESTES NOSSOS POLÍTICOS, ESTÂO POUCO PREOCUPADO COM A MORTANDADE DE PESSOAS DE BEM QUE PAGAM SEUS IMPOSTOS PARA MANTER A MORDOMIA DOS LEGISLADORES, E DA CÚPULA DO GOVERNO.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.