Queimadas na Amazônia: uma ameaça ao ambiente e a saúde

Vídeo produzido em 2012 pelo programa Inova-ENSP, uma iniciativa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) que objetiva apoiar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em saúde.

 

Com o apoio do Inova-ENSP, o projeto ‘Mudanças ambientais globais e efeitos nos ecossistemas e na saúde na região do arco do desmatamento – Bacia do Rio Madeira’, coordenado pela pesquisadora da ENSP Sandra Hacon, acaba de lançar dois vídeos sobre os impactos socioambientais dos grandes empreendimentos e das queimadas na Amazônia. Um dos vídeos produzidos é o Queimadas na Amazônia: uma ameaça ao ambiente e à saúde.

Discute o processo das queimadas na Amazônia, seus efeitos sobre a saúde da população e os impactos das alterações climáticas. Esmiúça a relação entre saúde e ambiente e mostra como a população local, profissionais de saúde, educadores e meio ambiente percebem o impacto das queimadas sobre a saúde humana. O estudo, em parceria com INCT para Mudanças Climáticas e a Rede Clima, está em desenvolvimento nos municípios do arco do desmatamento para gerar e disseminar conhecimento e tecnologia para que o Brasil possa responder as demandas e desafios provocados pelas mudanças climáticas globais. O vídeo foi realizado em Rio Branco (AC), o estado mais atingido com a seca e as queimadas de 2005. De acordo com a pesquisadora Sandra ‘os efeitos das queimadas sobre a saúde humana são observados em vários municípios da Amazônia, principalmente nos grupos populacionais mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardiovasculares preexistentes’.

http://www.nossofuturoroubado.com.br/portal/noticias/video-queimadas-na-amazonia-uma-ameaca-ao-ambiente-e-a-saude

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.