Fernando Lugo recorre províncias paraguaias para consolidar resistência

Adital*

O presidente destituído do Paraguai, Fernando Lugo, participou nesta terça-feira em uma atividade popular “pela resistência” na cidade de San Juan de Nepomuceno (sudoeste) a 280 kilômetros da capital paraguaia, onde explicou o sucedido durante o julgamento político impulsionado pelo Parlamento paraguaio e que o tirou da presidência deste país na sexta-feira 22 de junho.

A colaboradora da teleSUR no Paraguai, Amanda Huerta, informou que o ato denominado “ñemboguetá pela resistência” se realizou no marco da estratégia do presidente destituído Fernando Lugo “para ir a cada comunidade, população do Paraguai e explicar o que aconteceu” durante o que se qualificou como “um golpe de Estado express”.

“Este é o primeiro encontro chamado ñemboguetá, que em guarani significa encontro, diálogo; onde Lugo fez quase todo o discurso em guarani e explicou o sucedido. Posteriormente, estiveram intervindo delegados e porta-vozes das comunidades adjacentes”, reportou a colaboradora.

Deste modo, Lugo avança na estratégia que já havia anunciado de pedir a resistência do povo paraguaio por meio de atividades informativas sobre os fatos ocorridos em meados de junho que resultou em sua destituição.

No passado 26 de junho, o presidente destituído assegurou em entrevista exclusiva à teleSUR que estas mobilizações e atos populares têm um caráter informativo, em vista do tratamento que alguns meios de comunicação deram à “Sexta Negra, quando um golpe de Estado Express ocorreu no Paraguai”.

*A notícia é da TeleSUR

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cat=22&cod=68446

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.