
Desde o dia 19 de janeiro, quando o Megaupload foi fechado pelo FBI, a cartilha do GT Combate ao Racismo Ambiental está desaparecida. Se alguém clica no link à esquerda deste Blog, é brindado com a visão do anúncio à direita, em inglês.
Como diz o nome – Orientações e informações para a defesa dos povos, de seus territórios e da liberdade – ela foi feita de forma a poder ser baixada por qualquer pessoa, e impressa e distribuída por entidades e comunidades. Muito ao contrário de desrespeitar os direitos de autor ou lavar dinheiro, ela tem por objetivo socializar informação.
São, pois, os nossos direitos autorais que estão sendo violados! E estão sendo violados pelo FBI, que “sequestrou” a cartilha que produzimos a duras penas. Como ficamos, nós e muitas outras entidades cujos trabalhos estavam no Megaupload? Não será crime, por acaso, o que o FBI está fazendo em relação a nós? Aos nossos direitos – autorais, de livre expressão, de socializar informação? Alguém pode responder?
Tania Pacheco.
Dona Estelina, de quase 80 anos fala com dificuldade e dor sobre a piora da situação de sobrevivência no quilombo de Bairro Alto, município de Salvaterra. “Hoje a gente passa mais de semana sem comer peixe. Tem muita rede sendo colocada no rio, impedindo o peixe a subir o igarapé. Antigamente tinha fartura de peixe. Também a gente botava roça. Hoje não tem mais terra pra gente roçar e plantar. Antigamente nós tinha muita melancia, jerimum, maxixe, banana. Hoje as crianças nem mais conhecem isso. E quando a gente ainda tenta plantar um pouco, é provável que os búfalos vão lá e acabam com tudo. As terras pro norte são do americano. Uma terra enorme. Do outro lado é da juíza. Do lado sul é da Embrapa. Então não tem mais terra pra gente plantar”.
Servindi, 30 de enero, 2012.- Pobladores de la provincia de Huarmey, región Áncash, irán a paro de 48 horas desde el próximo 1 de febrero como medida de protesta contra las operaciones mineras de la compañía minera Antamina en el acuífero Cascajal.
Carla Melo, O Estado

Se quiser receber nosso boletim diário, é só inscrever-se na aba "Quem somos", clicando