SP – Delegado quer investigar crime de racismo

Jornalista foi expulso de cinema por seguranças do Mooca Plaza Shopping. Polícia disse que não faria nada

O jornalista José Rodolfo, 26, que foi expulso do Mooca Plaza Shopping.

Thaís Nunes

O delegado geral Marcos Carneiro Lima  determinou que a Polícia Civil investigue se o jornalista José Rodolfo Pereira, 26 anos, foi vítima de racismo ao ser expulso de uma sala de cinema no Mooca Plaza Shopping, Zona Leste, no sábado.

José foi surpreendido por um funcionário do cinema alegando ter recebido uma denúncia de que o jornalista estava se masturbando na sessão. Minutos depois, o gerente voltou a procurá-lo e comunicou que ele não poderia mais ficar ali.

Segundo os funcionários, a queixa foi feita por uma mulher que estava ao lado de José. O jornalista conta que a água e a pipoca dela caíram e ele colocou de volta no lugar. “E foi só. Nem olhei para o rosto dela”, diz José.

O shopping não permitiu que José argumentasse. Ninguém levou em consideração o fato de a calça dele estar no lugar e nenhuma testemunha do possível ato obsceno ter sido chamada. Também não informaram o nome da mulher que supostamente fez a denúncia ou chamaram a polícia para formalizar a acusação.

O jornalista conta que a indignação foi tanta que ele preferiu ir embora para evitar mais constrangimento. O dinheiro do ingresso foi devolvido. Negro, o rapaz encontra na cor de sua pele a única justificativa para o que aconteceu. “Eu nunca coloquei isso à frente de qualquer coisa na minha vida, mas está claro que fui vítima de preconceito. Um racismo velado”, disse.

No caminho de casa, José foi até o 26º DP (Sacomã), onde foi informado  que não poderia registrar o caso sem fornecer o nome dos seguranças que o expulsaram. No 18º DP (Alto da Mooca), ele fez um boletim de ocorrência de natureza não criminal e foi orientado a procurar um advogado.

Para Hédio Silva Júnior, ex-secretário estadual de Justiça,  José foi vítima do shopping e da polícia, que não deu atenção para o caso. “Não precisa dizer que ele foi expulso porque é negro. Isso é óbvio”, opina.

Ao ser informado pelo DIÁRIO  sobre o ocorrido, o delegado geral admitiu a falha da polícia e  determinou instauração de inquérito policial. “Nossa obrigação é investigar.  Foi uma atitude lamentável”, disse.

A reportagem procurou os responsáveis pelo Mooca Plaza Shopping durante toda a tarde de ontem e foi informada de que o expediente administrativo funciona só de segunda a sexta.

http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/11601/Delegado+quer+investigar+crime+de+racismo

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.