Claudio Leal
O índio Diawa Kalapalo, residente no Parque Indígena do Xingu, afirma que foi discriminado ao tentar se hospedar no Vila Madalena Hostel, em São Paulo, na noite desta segunda-feira, 18. O dono do albergue, Tulio Tallini, teria dito que ele não tinha “o perfil” do hotel. “Diawa ia chegar do Xingu entre sexta e sábado. Mas ele só chegou mesmo no domingo. Então, nós fizemos uma nova reserva. Desta vez, falaram: ‘Não, tá vazio, é só vir direto'”, diz o fotógrafo e documentarista Renato Soares, um dos responsáveis pela reserva do quarto.
Diawa está em São Paulo para articular as homenagens ao sertanista Orlando Villas Boas (1914-2002), no momento em que são celebrados os 50 anos do Parque do Xingu. O índio relata a Terra Magazine que, na recepção, recebeu um mapa de São Paulo e foi orientado a procurar uma outra hospedagem.
– Falaram que tem reservado hotel. Chegamos na porta, entrei no lugar que recebem o pessoal que vem pro hotel, fiquei dois minutos. Disseram “não tem vaga”. Se você falou que já tem… Aí enrolou. Não deu certo. Me deu mapa de outro lugar, eu caminhando consegui. Entrei. Aí a dona do hotel me recebeu, me arrumou direitinho, entrei no quarto, ficou tudo armado com o colchão. Pedi sabonete e toalha pra trocar a roupa. Assim que eu quero. Eu sou respeitado – conta Diawa, que foi acolhido no “Ô de Casa Hostel”, na véspera do Dia do Índio. (mais…)