A grande imprensa vem chamando a atenção para o aumento significativo de transações de compra de terras por parte de estrangeiros nos últimos três ou quatro anos. Os processos de expropriação e especulação imobiliária não são nenhuma novidade no Brasil, no entanto, o que se convencionou chamar, a nível internacional, de landgrabbing tem suscitado questionamentos, estudos e pesquisas sobre este fenômeno de estrangeirização de terras, especialmente na África e América Latina.
Sergio Pereira Leite vem estudando a crescente demanda mundial por terras, discutindo se é uma oportunidade de negócios, como defende o Banco Mundial, ou mais um fenômeno que dificulta a histórica reivindicação de acesso a terra por milhões de famílias sem terra, incluindo uma análise das recentes medidas governamentais para limitar os investimentos estrangeiros na compra de terras no Brasil.
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas, através da Coordenação de Pós-Graduação, realizará no dia 18, segunda-feira, um seminário com o título Dinâmica fundiária e apropriação de terra por estrangeiros no Brasil, no qual Sergio falará sobre seu trabalho sobre a questão.
O Seminário será das 16:00 às 18:00 horas, na ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 – sala 306 – Santa Teresa
Sergio é Pós-doutor em Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França; Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Professor Associado do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ).
A participação é aberta ao público.
Informações:
Tel.: 2142-8798 ou 2142 4696 – [email protected] ou [email protected].