Dando encerramento ao 2º Seminário Nacional de Mudanças Climáticas e Justiça Social, promovido pelo Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJF), acontecerá amanhã, 16, a partir das 14h, um ato público com a presença de entidades que participam do simpósio e autoridades governamentais do país.
O ato acontecerá no Centro Cultural de Brasília (CCB), e estarão presentes Maria do Rosário Nunes, ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Gilberto Carvalho, ministro da secretaria geral da Presidência da República, Eduardo Delgado Assad, secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, e dom Pedro Luiz Stringhini, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz, da CNBB.
“A ideia de convidar os representantes do Estado tem como objetivo trazê-los para o debate sobre a perspectiva da construção de políticas públicas sobre mudanças climáticas. Além disso, os participantes também aprovarão uma carta-compromisso, em que se estabelecerão metas a serem cumpridas e ações concretas para combater o aquecimento global em território nacional”, destacou o coordenador do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, o sociólogo Ivo Poletto.
2º Simpósio
Desde ontem a tarde, 14, cerca de 90 pessoas de entidades, organizações não governamentais e religiosas que compõem o FMCJF, organismo ligado a Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participam do evento, que tem por objetivo disseminar informações, gerar consciência crítica e mobilizar a sociedade civil visando contribuir para o enfrentamento das causas estruturais do aquecimento global que provoca mudanças climáticas em todo planeta.
Na pauta das discussões, temas como aquecimento global, fontes de energias renováveis, crédito de carbono, desastres ambientais, Código Florestal, impactos socioambientais das mudanças climáticas, resiliência, situação do planeta frente a tais mudanças e propostas e ações do governo e dos povos, como a agricultura familiar e a mudança urgente do atual sistema de produção brasileiro e mundial.
Serviço
Ato público do 2º Simpósio Nacional de Mudanças Climáticas
Quando: 16 de março, a partir das 14h Onde: Centro Cultural de Brasília (CCB), que fica na 601 Norte, módulo B, ao lado do SERPRO. Informações: Cleymenne Cerqueira – Cimi (61) 2106-1667/9979-7059 – [email protected] Rodrigo Eneas – CNBB (61) 8409-1028 – [email protected] |