“Nosso compromisso é com a inclusão da população negra”

Por Suzana Varjão

Trabalhar pela inclusão de negros e negras em todos os ambientes socioeconômicos e culturais do País. Esta é a linha-guia da nova gestão da Fundação Cultural Palmares, revelada na manhã de ontem (14-03-11) por seu recém-nomeado presidente. Em conversa informal com servidores e colaboradores da instituição, Eloi Ferreira de Araujo expôs as principais metas de sua administração, traçadas em estreita articulação com as do Governo Federal.

“Nosso principal compromisso é com a inclusão da população negra”, anunciou.

Deslocando o sentido de cultura apreendido pelo senso comum para a dimensão sociológica, Ferreira comprometeu-se em vincular o trabalho na Palmares a dois eixos do plano de governo de Dilma Rousseff, seguindo orientações da Ministra da Cultura, Ana de Hollanda: a erradicação da miséria e do analfabetismo. E evidenciou, por meio de dados, as linhas que interligam a cultura negra a estes dois fortes tópicos da agenda governamental.

“Dos 50 milhões de analfabetos, 80% são negros e negras. Dos 52 milhões que fazem uso do programa Bolsa Família, 70% são negros e negras”.

Para além da dimensão social, Ferreira falou sobre a importância do simbolismo tecido pela esfera artística, lembrando que na década de 80 o antropólogo Darcy Ribeiro levou Clementina de Jesus para uma apresentação no Teatro Municipal do Rio de Janeiro – ambiente até então proibitivo para a cultura negra. E que “aquela voz forte, única”, emitida por uma negra em cadeira de rodas, marcou o início de uma era de conquistas.

”A partir dali, foram abertos espaços para os movimentos sociais, especialmente os movimentos negros, ocuparem, hoje, os grandes salões”.

ESTATUTO – Militante histórico da causa negra, Eloi Ferreira de Araujo foi um dos grandes articuladores do Estatuto da Igualdade Racial, marco da luta em favor da população negra no Brasil. “O debate sobre o Estatuto suscitou e ainda suscita discussões sobre uma matéria que diz respeito à nação brasileira como um todo, que são as relações entre negros e não-negros”,  pontuou, conclamando a audiência a contribuir com o processo.

”No Estatuto, a cultura está registrada de modo ainda insuficiente. É necessário regulamentar o capítulo relativo à cultura negra, o que tem de sair deste ambiente”.

Promovendo outro deslocamento importante em relação à promoção da cultura negra, Ferreira chamou a atenção para a necessidade de romper com a mentalidade do confinamento político-administrativo, envolvendo as demais instituições governamentais na construção da cidadania para a população afrodescendente. “Cultura não é algo solto, à parte. A missão da Palmares envolve todos os órgãos de governo”.

SERVIDORES – Visivelmente emocionado, Eloi Ferreira disse que sempre lançou “um olhar carinhoso sobre o trabalho da Palmares, desde sua criação”, e que sentiu um grande entusiasmo com a convocação da presidenta Dilma Rousseff. Para ele, “é um momento muito especial”, que dá continuidade ao processo desenvolvido ao longo dos três últimos anos na Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial – Seppir.

Ciente de que trocas de gestão provocam tensões, o novo presidente da Palmares tranquilizou os servidores e colaboradores da instituição, explicando que seu intuito é promover um ambiente solidário, construído a partir do comprometimento com os eixos de inclusão da população negra nos espaços de cidadania. “Desejo conhecer a todos e estimular o trabalho conjunto. É importante o espírito de corpo, de unidade”, sinalizou.

Outros trechos:

  • “Lidamos com um tema sempre complexo, sempre difícil, porque – ironizou – no Brasil não há racismo nem machismo”…
  • “As relações raciais no Brasil deram um salto para além da questão cultural ou criminal”.
  • “Trabalharemos para a valorização e difusão da cultura e da memória dos negros e das negras do País”.
  • “A cultura da população negra é a cultura do Brasil, é ela que baliza todas as manifestações culturais do País”.

http://africas.com.br/site/index.php/archives/9435?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+com%2FZLVz+%28AFRICAS.com.br%29

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.