Internacional: Wikileaks y los transgénicos

Por Esther Vivas

5 de marzo, 2011.- Los intereses de la industria biotecnológica y las alianzas políticas para promover los transgénicos tampoco han escapado a los cables de Wikileaks. A finales de 2010, este portal revelaba las conversaciones mantenidas entre la embajada de Estados Unidos y el gobierno español, donde este último pedía a Washington que “presionara Bruselas a favor de los transgénicos”, a la vez que se evidenciaban las relaciones estrechas entre la embajada norteamericana y Monsanto.

Los cables, de los años 2008 y 2009, ponían de manifiesto la alianza entre ambos gobiernos a favor de los organismos modificados genéticamente (OMG) y mostraban su preocupación ante el veto de diferentes países europeos, como Alemania, Francia, Austria, Grecia, Luxemburgo y Hungría, al maíz transgénico MON810, propiedad de Monsanto, y por el avance del movimiento contra los transgénicos en el Estado español. Asimismo, los cables mostraban la mediación de la embajada estadounidense en favor de Monsanto contra las posiciones de la Comisión Europea para limitar el cultivo de transgénicos. (mais…)

Ler Mais

Protesto das mulheres na Aracruz completa 5 anos

Por Bianca Costa
Da Página do MST

Na madrugada do dia 8 de março de 2006, 1.800 mulheres da Via Campesina realizaram uma das maiores ações contra o monocultivo de eucalipto no Rio Grande do Sul.

Organizadas, as mulheres ocuparam o viveiro hortoflorestal da Aracruz Celulose, em Barra do Ribeiro, município que fica a cerca de duas horas de Porto Alegre. Na ação, elas destruíram estufas e bandejas de mudas de eucalipto.

A repercussão do protesto ampliou o debate sobre a monocultura de eucalipto e chamou a atenção da sociedade sobre os malefícios sociais, ambientais e econômicos desse tipo de cultura. (mais…)

Ler Mais

Comunidades de Santa Quitéria/MA e Suzano dialogam sobre conflitos causados pela empresa

Igor Almeida, advogado SMDH

No dia 02 de março, as comunidades do Pólo Coceira (município de Santa Quitéria), diretores e funcioários da empresa Suzano Papel & Celulose, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), coordenação do Fórum em Defesa da Vida do Baixo Parnaíba Maranhense (FDVBPM) e diversas entidades locais e regionais, estiveram juntas em diálogo travado para tentar dirimir o conflito fundiário instalado na região desde a chegada da multinacional.

A reunião foi motivada pela apresentação de uma Carta de Intenções por parte da Suzano, no mês de agosto de 2010. Ainda naqule mês, as comunidades e o FDVBPM apresentaram a sua contra-proposta. Somente agora a Suzano resolveu se manifestar sobre o documento apresentado pelas comunidades.

As comunidades propuseram, dentre outras: 1) a suspensão de todas as atividades da Suzano na região do Baixo Parnaíba Maranhense até que fosse realizado o mapeamento de todas as comunidades afetadas diretamente pelo plantio de eucalipto, numa área de cerca de 42 mil hectares; 2) apresentação de todas as certidões cartoriais das propriedades que a empresa alega ser sua. (mais…)

Ler Mais

Fernanda Giannasi recebe ameaças de morte em cartas postadas na Alemanha

Fernanda Giannasi, fiscal do Ministério do Trabalho e liderança indiscutível na luta pelo banimento do amianto no Brasil, recebeu ameaças de morte através de cartas postadas na Alemanha, no  correio da Universidade de Berlim. O remetente escreve à maquina, em inglês, e faz diversas acusações contra ela, que teria “interesses financeiros” no combate ao amianto.

Uma das cartas contém diversos selos nazistas originais – pois, segundo seu autor, as posições de Fernanda seriam ao mesmo tempo “nazistas e racistas” – , e, além das ameaças de morte, envolve também acusações de cunho sexual, de baixíssimo nível. Como sabemos, o amianto provoca câncer e já foi proibido em vários países, mas seu uso ainda é permitido em alguns estados do Brasil.

É fundamental que nos unamos na defesa de Fernanda, ao mesmo tempo cobrando das autoridades – brasileiras e alemãs – uma investigação em relação ao autor e suas ameaças, supostamente assinadas por uma organização da Universidade de Berlim. Desde já, Fernanda pode contar com total apoio e solidariedade deste Blog, mas este fato merece a atenção de todas as pessoas e entidades envolvidas nas lutas pelos direitos humanos.

A entrevista abaixo foi feita por Beth Begonha para a Rádio Nacional da Amazônia, e nela Fernanda revela que a Interpol já foi acionada, pois duas outras pessoas envolvidas no combate ao amianto, da Inglaterra e Japão, também receberam cartas semelhantes, nos últimos dias. TP.

(mais…)

Ler Mais