Mulheres do MST mostram força e ocupam terras da Veracel

Aproximadamente 1.500 mulheres integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da Região do Extremo Sul da Bahia, iniciaram nesta manhã a ocupação das terras da Fazenda Cedro, pertencente à multinacional Veracel, no município de Eunápolis, a 670 quilômetros de Salvador. A ocupação faz parte da programação do Dia da Mulher, que acontece em 8 de Março, e é um marco na história do MST, por ser a primeira vez que as mulheres tomam a frente de uma ocupação de terras.

Concentradas desde a madrugada de domingo, as mulheres vieram de 26 assentamentos e 20 acampamentos do MST, onde estão, ao todo, 9.500 famílias, das quais só 2.500 estão assentadas. Na ocupação, que se deu nas terras da Veracel próximo à BR-101 e a seis quilômetros da cidade de Eunápolis, as mulheres, usando facões e foices, derrubaram centenas de pés de eucaliptos e iniciaram, de mediato, a armação das barracas de lonas e o plantio de feijão e milho.

Conforme explicou o diretor regional do MST, Evanildo Costa, a decisão de colocar as mulheres à frente da ocupação, deve-se ao fato de que, durante 10 anos elas se reuniram em congressos e seminários, mas nunca estavam à frente das ações dos sem-terras. “Nada mais justo que este ano, no Mês das Mulher, elas tomem à frente e mostrem a sua força”, afirmou.

Adilson Fonsêca
Jornalista DRT 969-BA

Mulheres do MST mostram força e ocupam terras da Veracel

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.