Infelizmente ainda não se trata da vitória definitiva, uma vez que o Contrato de Concessão do Direito Real de Uso, que regulamenta a posse das comunidades sobre as terras, águas e florestas de mangues que compõem seus territórios, ainda não foi assinado. Continua, assim, a luta da comunidade contra a especulação imobiliária, que tenta deixar de fora do CCDRU toda a parte continental da Resex. Mas esperamos que a Criação do Conselho Deliberativo seja seguida, de imediato, de um ato legítimo de justiça para com os Prainheiros. E que isso aconteça, de preferência, antes da posse do novo governo. A promessa não foi feita pelos futuros dirigentes, mas pelos atuais, do Presidente da República, que autorizou a criação da Reserva marítima e continental, aos dirigentes e funcionários do Instituto Mendes, que têm o dever de transformar isso em realidade!
No último dia 15 de dezembro, foi publicada no Diário Oficial da União, na página 165, a criação do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista (Resex) da Prainha do Canto Verde. A constituição do conselho foi construída democraticamente, durante todo o ano de 2010, a partir de debates entre a Associação de Moradores da Prainha do Canto Verde, representantes de diversos segmentos organizados da comunidade, parceiros dos movimentos sociais, representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Ceará.
A publicação do conselho no diário oficial representa o reconhecimento, por parte do ICMbio e de todo Governo Federal, da legitimidade do processo de consolidação da Resex da Prainha do Canto Verde. (mais…)
Ler Mais