Servindi – Una serie de actividades en defensa de los derechos de los pueblos indígenas y por la Madre Tierra se realizarán este mes de octubre en diversas partes del continente americano, a propósito de conmemorarse el día de la resistencia indígena.
(mais…)
Day: 11 de outubro de 2010
Operação Fazenda Brasil mais uma ação para por fim à exploração ilegal de madeira em Terra Indígena Cinta Larga
No contexto da operação Arco de Fogo/Custódia, acontece em Aripuanã-MT, mais uma ação interinstitucional na busca pela erradicação e responsabilização dos envolvidos na exploração ilegal de madeira em Terra Indígena Cinta Larga (TI Cinta Larga), no noroeste de Mato Grosso. A operação Fazenda Brasil teve início ontem (07/10), e consiste em incursão por terra na TI Aripuanã e cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão em Aripuanã e Conselvam.
A primeira etapa foi desencadeada ontem às 6h com uma equipe composta de agentes do Ibama, Polícia Federal, Funai e Força Nacional adentrando no interior da TI Aripuanã. Esta etapa durou 26h, terminando com a prisão de três envolvidos, além de equipamentos e veículos apreendidos. Na incursão dentro da TI houve resistência por uma parte da etnia, ligada à aldeia Flor da Selva, onde estavam cerca de 50 índios pintados, portando arco e flecha, bloqueando o acesso das equipes.
(mais…)
Manifesto de reitores das universidades federais à nação brasileira
Da pré-escola ao pós-doutoramento – ciclo completo educacional e acadêmico de formação das pessoas na busca pelo crescimento pessoal e profissional – consideramos que o Brasil encontrou o rumo nos últimos anos, graças a políticas, aumento orçamentário, ações e programas implementados pelo Governo Lula com a participação decisiva e direta de seus ministros, os quais reconhecemos, destacando o nome do Ministro Fernando Haddad.
Aliás, de forma mais ampla, assistimos a um crescimento muito significativo do País em vários domínios: ocorreu a redução marcante da miséria e da pobreza; promoveu-se a inclusão social de milhões de brasileiros, com a geração de empregos e renda; cresceu a autoestima da população, a confiança e a credibilidade internacional, num claro reconhecimento de que este é um País sério, solidário, de paz e de povo trabalhador. Caminhamos a passos largos para alcançar patamares mais elevados no cenário global, como uma Nação livre e soberana que não se submete aos ditames e aos interesses de países ou organizações estrangeiras.
(mais…)
Os povos indígenas e as eleições 2010. Entrevista especial com Egon Heck
Em entrevista concedida, pessoalmente, à IHU On-Line, quando esteve no Instituto Humanitas Unisinos – IHU apresentando uma palestra sobre a luta dos povos indígenas no Mato Grosso do Sul, Heck chamou atenção para a demarcação das terras indígenas, que parece estar praticamente resolvida no país. Ele contestou os números divulgados pelo governo de que 95% das terras estariam demarcadas. “100% das terras do Mato Grosso do Sul precisam ser resolvidas”. E dispara: “As terras que estão com o processo concluído e que não têm invasões registradas, não chegam à metade, ou seja, são menos de 50%”.
(mais…)