Operação Fazenda Brasil mais uma ação para por fim à exploração ilegal de madeira em Terra Indígena Cinta Larga

No contexto da operação Arco de Fogo/Custódia, acontece em Aripuanã-MT, mais uma ação interinstitucional na busca pela erradicação e responsabilização dos envolvidos na exploração ilegal de madeira em Terra Indígena Cinta Larga (TI Cinta Larga), no noroeste de Mato Grosso.  A operação Fazenda Brasil teve início ontem (07/10), e consiste em incursão por terra na TI Aripuanã e cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão em Aripuanã e Conselvam.

A primeira etapa foi desencadeada ontem às 6h com uma equipe composta de agentes do Ibama, Polícia Federal, Funai e Força Nacional adentrando no interior da TI Aripuanã.  Esta etapa durou 26h, terminando com a prisão de três envolvidos, além de equipamentos e veículos apreendidos.  Na incursão dentro da TI houve resistência por uma parte da etnia, ligada à aldeia Flor da Selva, onde estavam cerca de 50 índios pintados, portando arco e flecha, bloqueando o acesso das equipes.

A segunda etapa foi o cumprimento de seis mandados de prisão por parte da PF em residências na região, onde foi preso um dos principais líderes do esquema de extração ilegal de madeira na TI Cinta Larga.  Hoje, todo o efetivo retornou à área.

O nome da operação, Fazenda Brasil, é alusivo à forma pejorativa como é chamada a TI Cinta Larga pelos envolvidos nos crimes ambientais.  A quebra deste esquema de exploração, a articulação interinstitucional Ibama, PF e Funai, o acordo com os indígenas que desejam sair deste círculo vicioso, demonstram tratar-se de uma ação histórica importante que pode ser replicada para o combate à exploração predatória das terras e da cultura indígena em outras regiões.

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=368976

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.