Vale admite que usava barragem de Fundão para depositar rejeitos

5% do volume de Fundão vinha de uma de suas minas, disse a empresa. Rompimento provocou a liberação de mais de 35 milhões de m³ de rejeitos.

Do G1 MG

A Vale, dona da mineradora Samarco ao lado da anglo-australiana BHP Billiton, utilizava a barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, que se rompeu no dia 5 de novembro. A informação foi publicada nesta terça-feira (23) pela Folha de São Paulo. (mais…)

Ler Mais

Agrotóxicos são do mal, sim!

Quem faz uso do agrotóxico combate o efeito (a praga) e não a causa (os fatores que a geram), daí a necessidade de seu uso contínuo, sem regra nem trégua.

Adilson D.Paschoal*, Carta Maior

Sobre o título “Agrotóxicos são do mal?” (Boletim Informativo do Sistema FAEP, no.1323, out.-nov.2015) o engenheiro-agrônomo Alfredo J.B.Luiz, da Embrapa Meio Ambiente, dá seu parecer, pobre de argumentos científicos, sobre estes perigosos agentes controladores de pragas, patógenos e ervas invasoras no nosso país, por sinal o maior consumidor  desses venenos agrícolas em todo o mundo. A interrogação que faz (…são do mal?) permite deduzir que  é a favor do uso desses produtos, confirmando-se a assertiva pela leitura do artigo. (mais…)

Ler Mais

Paris, Bento Rodrigues e a tragédia

Por Débora Diniz, em Justificando

Uma tragédia mata pessoas — foi assim em Paris e em Bento Rodrigues. A desgraça chega sem pedir licença, pode ser hora de festa ou de comida na casa. Em Paris, as pessoas morreram ao som de música ou com gosto de café; em Bento Rodrigues, Keila Fialho preparava o jantar. Dela, ouvi história da tragédia de lama e imaginei a longa madrugada em que não sabia se o barulho das pedras e árvores indicavam se o rio descia ou subia rumo ao esconderijo no alto de um morro. Fiz força para imaginar a mulher que narrava a tristeza da perdição. Queria deixá-la para sempre na lembrança — na minha e na sua —, pois o que escutei dela é o resumo do que faz a tragédia na intimidade, “a coisa mais valiosa era a foto de minha mãe”. A foto foi perdida, a mãe também, pois Keila foi menina órfã aos nove meses. A mãe morreu de Doença de Chagas aos 23 anos, um mal típico da pobreza, do mundo rural e esquecido do Brasil. Peço que escutem a voz de Keila antes de seguir o que escrevo. (mais…)

Ler Mais

Mais de duas semanas depois, descaso segue nas regiões afetadas pelo rompimento de barragens

Além de Bento Rodrigues, outras comunidades estão invadidas pela lama das barragens.

Por Joana Tavares, Brasil de Fato

Em Paracatu de Baixo, distrito de Mariana, quase todas as casas, a escola, bares, comércio, igreja, quadra estão cobertos ou soterrados pela lama, que chegou três horas depois do rompimento das barragens de rejeitos de Fundão e Santarém, da mineradora Samarco, no distrito de Bento Rodrigues. Mais de duas semanas depois do terror, a comunidade parece um cenário de guerra: o que sobrou, agora é um deserto. Há alguns caminhões que retiram parte dos rejeitos e os levam não se sabe pra onde. Os poucos homens que trabalham são de empresas terceirizadas da Samarco, como a Integral, a mesma para a qual prestavam serviço a maior parte dos trabalhadores que estavam dentro das barragens no momento do rompimento. (mais…)

Ler Mais

MPF/AM: Justiça bloqueia R$ 500 mil de empresário que explorava indígenas e ribeirinhos em Barcelos

Luiz Cláudio Morais Rocha, o carioca, submetia populações tradicionais a condições análogas as de escravos na extração da fibra da piaçava

MPF/AM

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) conseguiu na Justiça a determinação do bloqueio de R$ 500 mil em bens e valores da empresa L. C. Morais Rocha Comercial (Irajá Fibras Naturais da Amazônia) e de seu proprietário, o empresário Luiz Cláudio Morais Rocha. Ele é alvo de ação civil pública pelos danos causados a comunidades indígenas e ribeirinhas do município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), por meio da contratação irregular e exploração de trabalho em condições semelhantes às de escravidão na extração da fibra da piaçava. (mais…)

Ler Mais

Congresso pode votar projetos que fragilizam proteção ambiental e levam a desastres como o de Mariana a partir de amanhã, 25/11

Proposta de “rito sumário” para licenciamento ambiental de empreendimentos “estratégicos” do governo pode ser votada nesta quarta (25/11). Novo Código de Mineração também pode ser votado nas próximas semanas sem garantir proteção ao meio ambiente e populações afetadas pela atividade minerária

Do ISA

Uma comissão do Senado pode votar, na tarde desta quarta (25/11), um projeto que fragiliza o principal instrumento para evitar desastres ambientais, o licenciamento ambiental. A Câmara também pode apreciar, nas próximas semanas, o novo Código de Mineração, que promete estimular como nunca a atividade no País, mas não traz salvaguardas que protejam efetivamente o meio ambiente e populações afetadas. (mais…)

Ler Mais

Cajamarca se moviliza este jueves contra la actividad minera

Servindi – Habitantes de las 13 provincias de Cajamarca llegarán este jueves 26 de noviembre hasta la capital de la región para manifestarse pacíficamente contra la actividad minera de empresas como Yanacocha, Coimolache y Gold Fields.

La medida se tomó luego de que se comprobara que el proyecto minero Conga, de la empresa Yanacocha, se encuentra en ejecución en la provincia de Celendín, explicó en su momento Ydelso Hernández Llamo, presidente de la Central Única Nacional de Rondas Campesinas del Perú (CUNARC-P). (mais…)

Ler Mais

Ibama concede licença de operação para Usina de Belo Monte

Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu licença de operação para a Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, e autorizou hoje (24) o enchimento do reservatório da usina, que está em construção há quatro anos e cinco meses no Rio Xingu. Segundo o Ibama, a licença de operação obtida pela empresa Norte Energia está relacionada ao cumprimento de 41 condicionantes. A licença é válida por seis anos. (mais…)

Ler Mais

A polícia não pode e não deve se envolver na ocupação das escolas, diz ouvidor

“Estamos falando de educação. Não se trata de uma questão de segurança pública”, justifica Julio Cesar Neves

Por Milena Buarque, jornalista da Fepesp, 

Os números mudam a cada dia. No momento, mais de 150 escolas da Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo permanecem ocupadas por estudantes e professores (segundo informações da página ‘Não fechem minha escola’), em protesto contra a reestruturação do ensino público imposta pela gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Relatos de alunos denunciam situações de ameaças, intimidações e violações graves do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). (mais…)

Ler Mais

MG – Copam aprova licenças para barragens de Berizal e Congonhas

O Conselho de Política Ambiental do Norte de Minas aprovou, ontem a tarde, as licenças de instalação das barragens de Berizal e Congonhas, em sessão marcada pela polêmica

Gazeta Norte Mineira

O Conselho de Política Ambiental do Norte de Minas aprovou, ontem a tarde, as licenças de instalação das barragens de Berizal e Congonhas, em sessão marcada pela polêmica, pois a população de Taiobeiras e da microrregião do Alto Rio Pardo tomou conta do auditório Deputado Aécio Cunha Neves, da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene e reverteu a tendência de reprovar as licenças. No caso de Berizal, somente o promotor de Justiça, Daniel Ornelas, se absteve de votar. Congonhas teve o voto contrário do promotor e a abstenção da representante da Universidade Estadual de Montes Claros. (mais…)

Ler Mais