Marco: UFPA tem primeiro indígena doutor

UFPA

A tarde deste 20 de novembro de 2015 foi um marco para a inclusão da população indígena na Universidade Federal do Pará (UFPA). Após a defesa de sua tese, Almires Martins Machado, da etnia Guarani, é o primeiro indígena a receber o título de doutor na Institruição, com o trabalho intitulado De Sonhos ao Oguatá Guassú em busca da(s) Terra(s) Isenta(s) de Mal. A apresentação aconteceu em uma Sala, lotada, da Congregação no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), com a presença de docentes, discentes e outros indígenas, além da imprensa televisiva local. (mais…)

Ler Mais

Reclamar de “racismo contra brancos” é o fundo do poço, por Leonardo Sakamoto

No Blog do Sakamoto

O que leva alguém a defender publicamente um Dia da Consciência Branca na mesma data em que se celebra o Dia da Consciência Negra?

Alguns vão dizer que a pessoa está apenas exercendo o seu direito à liberdade de expressão. Concordo. Da mesma forma que ao sair gritando nu, com o corpo pintado de dourado, segurando um cabrito imolado, dizendo que sou Nabucodonosor, apogeu e glória do povo assírio, também estarei sendo livre. (mais…)

Ler Mais

Somos todos (da) Samarco

A maneira como a Samarco sequestrou Mariana é um retrato medonho de como a mineração predatória sequestrou o país.

Por Pedro Munhoz, em Pautando Minas/Miniver (Vale/BHP/Samarco)

O tsunami de lama que se abateu sobre Minas Gerais tem, infelizmente, mais camadas do que o discurso, muitas vezes simplista, dos ativistas de primeira hora e dos bem intencionados comentaristas, que, como eu, se deixaram levar pela justa onda de indignação que se seguiu ao imenso crime ambiental cometido pela Vale/BHP/Samarco que soterrou um subdistrito de Mariana, matou pessoas e um dos maiores rios de Minas Gerais. (mais…)

Ler Mais

Resposta da Funai a matérias sobre Belo Monte publicadas pelos jornais Folha de São Paulo e O Globo

A Funai considera que as opiniões presentes nas matérias em referência foram formuladas a partir de dados que não estão expressos em nenhum documento utilizado como fonte pelos repórteres. Os fatos narrados nas matérias são, portanto, interpretações incorretas dos autores, tendo em vista que nem a legislação nem os documentos a que os repórteres tiveram acesso contêm as afirmações presentes no conteúdo das publicações.

Funai

Em virtude de matérias publicadas, em 18/11/2015, nos veículos Folha de São Paulo (“Presidência da Funai autoriza Ibama a liberar operação de Belo Monte”) e O Globo (“Funai aprova enchimento do reservatório de Belo Monte”), a Funai esclarece que: (mais…)

Ler Mais

Me colocaram numa mesa chamada Navio Negreiro”; veja 5 relatos de racismo

Por Flávio Ilha, colaboração para o UOL, de Porto Alegre

Os relatos de racismo sempre envolvem ocorrências traumáticas, quando não violentas mesmo. São histórias que ficam para a vida inteira, caso da cantora Elza Soares que presenciou sua primeira experiência nos anos de 1940. Ou no caso do Frei David, que mudou radicalmente sua postura pessoal depois de ser humilhado junto aos negros de sua turma de seminário.

Confira abaixo alguns registros dramáticos de racismo. (mais…)

Ler Mais

Nota dos Moradores da Vila Autódromo – RJ

Alguns moradores estão sofrendo ameaças pesadas na comunidade e na prefeitura. Os moradores estão se sentindo ameaçados por funcionários da prefeitura que ficam em tempo integral na comunidade aterrorizando os moradores de casa em casa ameaçando-os dizendo: vai sair tudo, é melhor negociar, que aqui não vai ficar nada… e por muitas insistências de ligações da prefeitura para casas dessas pessoas, algumas recebendo 27 ligações em um único dia, acabam comparecendo na subprefeitura.

Chegando lá são atendidos pelo subprefeito Alex. O terror aumenta e a família volta aterrorizada com o que ouve desse subprefeito. As suas ameaças são no sentido de terror puro! Dizendo: “Não existe miolo nenhum, não vai ficar ninguém, o prefeito se equivocou dizendo (várias vezes) que sai quem quiser, quem não quiser vai ficar e vai urbanizar”. E POR FINAL ELE FINALIZA DIZENDO: QUEM NÃO SAIR POR BEM VAI SAIR POR MAL! Isso tudo em um tom lá em cima demonstrando total descontrole e desequilíbrio emocional. A impressão que temos é que estamos lidando com uma grande quadrilha de bandidos da pior espécie dentro do poder público em especial na prefeitura. (mais…)

Ler Mais

Povo Kreepym-Katejê manifesta-se por melhores condições e contra a PEC 215

No Cimi

Entre os dias 16 e 18 de novembro, 200 indígenas do povo Kreepym-Katejê ocuparam a sede da prefeitura do município de Itaipava do Grajaú, no Maranhão, para reivindicar melhores condições de saúde, educação e a reconstrução das estradas que dão acesso à Terra Indígena Geralda/Toco Preto, onde cerca de 350 pessoas deste povo vivem em três aldeias distintas.

Os indígenas também utilizaram a mobilização para manifestarem seu repúdio pela PEC 215. “Não teve nenhuma mídia, não apareceu na televisão, mas a gente fez a nossa manifestação aqui. Não fomos para Brasília, mas quisemos demonstrar que estamos mobilizados aqui na nossa base, apoiamos a luta dos outros povos e somos contra a PEC 215”, afirmou por telefone Fábio Timbira, liderança da Aldeia Sibirino, uma das três aldeias de Geralda/Toco Preto. (mais…)

Ler Mais

MPF/PA: Funai deve iniciar em 45 dias os estudos da Terra Indígena Munduruku do Planalto Santareno

Prazo está em recomendação para que seja constituído o Grupo de Trabalho que fará o Relatório de Identificação e Delimitação, passo inicial da demarcação de um território indígena

MPF PA

O Ministério Público Federal no Pará enviou recomendação à presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai) dando prazo de 45 dias para que seja constituído Grupo de Trabalho para realizar os estudos de identificação e delimitação da Terra Indígena Munduruku do Planalto Santareno. Nessa área, com pelo menos quatro aldeias (Açaizal, Ipaupixuna, São Francisco da Cavada e Amparador), os índios e índias Munduruku estão sofrendo muita pressão de invasões, principalmente de fazendeiros/as de soja, diante da demora da Funai em iniciar os estudos. (mais…)

Ler Mais

Ordem de Mérito para «Dalai Lama da floresta»

O porta-voz e líder dos índios Yanomami foi agraciado com a Ordem de Mérito Cultural do Brasil, uma das mais altas condecorações do país. O galardão foi entregue pela Presidente Dilma Rousseff

Francisco Pedro, em Fátima Missionária

«Sou um indígena que lutou pelo direito de floresta, de cultura e do povo Yanomami. Fico feliz e sinto muito orgulho de mim e dos não indígenas que conhecem meu trabalho e minha luta», afirmou o líder e porta-voz dos índios Yanomami na Amazónia, Davi Kopenawa, ao receber das mãos da Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, a Ordem de Mérito Cultural. (mais…)

Ler Mais