Ordem de Mérito para «Dalai Lama da floresta»

O porta-voz e líder dos índios Yanomami foi agraciado com a Ordem de Mérito Cultural do Brasil, uma das mais altas condecorações do país. O galardão foi entregue pela Presidente Dilma Rousseff

Francisco Pedro, em Fátima Missionária

«Sou um indígena que lutou pelo direito de floresta, de cultura e do povo Yanomami. Fico feliz e sinto muito orgulho de mim e dos não indígenas que conhecem meu trabalho e minha luta», afirmou o líder e porta-voz dos índios Yanomami na Amazónia, Davi Kopenawa, ao receber das mãos da Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, a Ordem de Mérito Cultural.

Conhecido como o «Dalai Lama da floresta», Davi tem liderado a luta da sua tribo pela proteção da selva amazónica, desde a década de 1980, altura em que foi invadida por milhares de garimpeiros ilegais. Em conjunto com a Survival Internacional e a Comissão Pró-Yanomami do Brasil, conduziu uma longa campanha para proteger o território do seu povo, o que levou à criação da maior área indígena do mundo.

Em setembro, Kopenawa apresentou o livro (A queda do Céu) em português, onde conta a sua história de vida e o seu ponto de vista sobre a Amazónia, a destruição da natureza e o consumismo. A publicação, já editada em francês e inglês, foi escrita pelo conhecido antropólogo Bruce Albert.

Destaque: Davi Kopenawa, líder e porta-voz dos índios Yanomami. Foto de Ana Paula.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.