Literatura indígena: entrevista com Olívio Jekupé e Werá Jeguaka Mirim sobre Saci e outras ‘culturas’

Por tvbrasil

Olívio Jekupé, escritor indígena e autor dos livros O Saci Verdadeiro e O Presente de Jaxy Jaterê,  diz que a literatura nativa é muito importante porque possibilita aos leitores valorizar mais as nações indígenas.

“Nossa escrita mostrará ao mundo a nossa capacidade de escrever, pois o povo indígena sempre foi mal visto como incapaz. E através dela, podemos mostrar que nós também somos capazes de termos nossos livros publicados”, argumenta Jekupé.

Em sua última obra, O Saci Verdadeiro, ele conta a história de Saci e desvenda que o personagem é, na verdade, um indígena que protege a floresta e ajuda a quem pede seu apoio.

Olívio Jekupé começou a escrever em 1984 e fala um pouco sobre a trajetória da sua carreira.

“Quando iniciei, não conhecia nenhum escritor indígena com livro publicado, aliás as editoras não davam muito valor sobre isso, e agora parece que está mudando essa mentalidade, pois as editoras estão publicando mais livros sobre o tema indígena”, conta Jekupé.

Seu filho, Werá Jeguaka Mirim, participa do Ver TV ao lado do pai.  O jovem também se tornou escritor e no ano passado publicou dois livros: Kunumi guarani e Contos dos curumins guaranis.

Comments (2)

  1. que bom, que muitos estão gostando dessa materia que fizemos eu e meu filho, e quem puder podem divulgar aos outros pois acredito que através da divulgação de algumas pessoas nossa história poderá ser mais conhecida…..

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.