Ocupações da Izidora, terra banhada com sangue de mártir, uma questão religiosa também

Por frei Gilvander Luís Moreira

Na região da Izidora, cerca de mil hectares (= 10 milhões de metros quadrados), na zona Norte de Belo Horizonte, MG, divisa com Santa Luzia, nas Ocupações Rosa Leão, Esperança e Vitória – estima-se cerca de 8 mil famílias -, além de um dos maiores conflitos fundiários e sociais do país, estabeleceu-se uma questão religiosa eloquente que precisa ser levada a sério. Manoel Ramos de Souza, carinhosamente chamado de Manoel Bahia, 27 anos, coordenador da Ocupação Vitória, dia 31 de março de 2015, em plena semana santa, por volta das 15:00 horas – mesmo horário em que Jesus Cristo foi crucificado -, foi covardemente assassinado por grileiros de lotes vagos, justamente para impedir que aproveitadores se apropriem da terra. (mais…)

Ler Mais

Oleiros de Altamira fecharam acesso a aeroporto contra Licença de Operação de Belo Monte

Na madrugada desta quinta, 14, dezenas de oleiros que trabalham na produção de tijolos na cidade de Altamira fecharam o acesso ao aeroporto da cidade, em protesto contra a expulsão do setor da área onde historicamente atuam na beira do rio Xingu, por ordem judicial a pedido da Norte Energia. Os protestos se somaram às manifestações do Fórum em Defesa de Altamira, ocorridos no último dia 7 de maio, contra a concessão da Licença de Operação de Belo Monte, solicitada pelos empreendedores da usina ao Ibama. A Norte Energia tem se negado a considerar a categoria como afetada por Belo Monte.

O bloqueio da rua foi suspenso por volta das 10 h da manhã, e desde então a categoria está reunida com a empresa. Leia abaixo a nota dos oleiros: (mais…)

Ler Mais

Ka’apor: vidas pela floresta

Sem proteção do Estado, indígenas Ka’apor arriscam a vida para expulsar madeireiros da sua terra, no Maranhão. Em meio ao conflito, o líder Eusébio Ka’apor foi assassinado no dia 26 de abril de 2015.

Este vídeo é parte da matéria da Repórter Brasil: “Ka’apor: vidas pela floresta“, que pode ser acessada no original AQUI. A realização é de Ruy Sposati e Phil Clark Hill.

(mais…)

Ler Mais

Em 20 anos, 50 mil trabalhadores foram resgatados de trabalho escravo no Brasil

Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil

Quase 50 mil trabalhadores foram resgatados de situações análogas ao trabalho escravo nos últimos 20 anos, a maior parte em Minas Gerais, de acordo com balanço divulgado ontem (13) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). De acordo com o ministro Manoel Dias, esse resultado foi possível porque o país tem “uma das melhores legislações do mundo” e pelas ações concretas em parceria com outros órgãos. (mais…)

Ler Mais

Demissão de indígena desarticula controle social da saúde no sudoeste do Amazonas

Cimi Regional Norte I

Funcionária da Casa de Saúde Indígena (Casai) do município de Eirunepé, localizado no sudoeste do Amazonas, a cerca de 1,1 mil quilômetros de Manaus, a indígena Kanamari, Erondina Araújo da Silva, encaminhou denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) de uma possível manobra fraudulenta da gestão local da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), para demiti-la. (mais…)

Ler Mais

Entidades questionam prisão dentro da Terra Indígena Ponciano (AM)

Cimi Regional Norte I

Em documento protocolado na manhã desta quinta-feira (14), na delegacia de polícia de Autazes (AM), a 107 quilômetros de Manaus, entidades de apoio aos indígenas questionam a prisão de Ademar Coelho da Silva, morador da Terra Indígena (TI) Ponciano, naquele município. No documento, representantes das entidades dizem ter tomado conhecimento da prisão de Ademar Coelho da Silva, acontecida “em circunstâncias questionáveis sob muitos aspectos, entre as quais da legalidade do ato”.  (mais…)

Ler Mais

PE- Conferência Regional sobre os impactos dos agrotóxicos

A situação do uso de agrotóxicos em Pernambuco é preocupante e precisa ser urgentemente revertida.

Pedro Albuquerque*, Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos

O modelo do agronegócio induz o uso dos venenos agrícolas, que expressam uma forma de violência à vida. Pesquisas comprovam forte relação do aumento de doenças e mortes com a utilização de agrotóxicos. São muitos casos de intoxicações, câncer, suicídios, alterações no desenvolvimento das crianças e adolescentes, entre outros impactos na saúde. Além do desrespeito à legislação que protege os(as) trabalhadores(as), realidade observada em Pernambuco, notadamente na região da fruticultura irrigada no Vale do São Francisco e outras regiões produtoras de hortifrutigranjeiros. (mais…)

Ler Mais

MPRO e MPF obtêm decisão liminar que obriga Santo Antônio Energia a retomar auxílio financeiro a reassentados no Santa Rita

MP/RO

O Ministério Público do Estado de Rondônia e o Ministério Público Federal em Rondônia obtiveram junto à Justiça Federal decisão liminar que, entre outras providências, obriga a Santo Antônio Energia a retomar o pagamento de auxílio financeiro mensal, pelo prazo de um ano, às famílias do reassentamento Santa Rita, localizado na região de Porto Velho. A comunidade, originária do Assentamento Joana D’arc, foi retirada do local em decorrência das obras da hidrelétrica de Santo Antônio. (mais…)

Ler Mais

Quilombolas lutam para preservar a própria história

Pelo menos cinco comunidades da Capital tentam garantir titulação

Igor Natusch, Jornal do Comércio

Pressionadas há décadas por interesses imobiliários, pelo menos cinco comunidades quilombolas de Porto Alegre lutam por reconhecimento junto ao poder público. Delas, a que está mais próxima de obter a titulação é o Areal da Baronesa, na Cidade Baixa. O projeto de lei que institui o terreno, na travessa Luiz Guaranha, como Área Especial de Interesse Cultural está na ordem do dia da Câmara e deve ser votado em um mês. (mais…)

Ler Mais