Demissão de indígena desarticula controle social da saúde no sudoeste do Amazonas

Cimi Regional Norte I

Funcionária da Casa de Saúde Indígena (Casai) do município de Eirunepé, localizado no sudoeste do Amazonas, a cerca de 1,1 mil quilômetros de Manaus, a indígena Kanamari, Erondina Araújo da Silva, encaminhou denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) de uma possível manobra fraudulenta da gestão local da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), para demiti-la.

Ela enviou documento relatando os fatos ocorridos na Casai – onde exerce a função de intérprete desde 2004, a vários órgãos e registrou boletim de ocorrência na delegacia de Eirunepé no dia 28 de abril alertando sobre possível fraude para afastá-la da função e prejudicar sua atuação como Conselheira Distrital de Saúde, portanto, integrante do controle social das ações de saúde.

De acordo com Erondina, em março deste ano, o chefe da Casai, Deuzimar Belarmino dos Reis, decidiu demiti-la e, sem nenhuma justificativa plausível, teria forjado documento com assinatura de indígenas das aldeias do rio Eiru. As assinaturas teriam sido coletadas, ainda de acordo com a denunciante, por Mário Oma Kulina, coordenador da educação indígena da Secretaria Municipal de Educação de Eirunepé e também presidente do Conselho Local de Saúde Indígena.

Mário teria obtido as assinaturas e impressões digitais junto a indígenas que não falam português, informando-os que se tratava de um abaixo-assinado pela construção de escolas nas aldeias.

Para o coordenador da União dos Povos Indígenas do Médio Solimões e Afluentes (Unip/MAS), Mariano Cruz Kambeba, o ato do coordenador da Casai de Eirunepé pode ter sido orientado pela direção do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) daquela região. Mariano afirma que todos os servidores que representam obstáculo para a ação dos gestores da saúde indígena têm sido demitidos.

“A Dona Erondina foi indicada pelos indígenas para ser conselheira Distrital de Saúde e tem atuado com firmeza em favor das comunidades”, disse Mariano Kambeba. Ele informou que a organização indígena apoiará as denúncias de Erondina junto ao MPF.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.