A antropóloga estadunidense Sheila Walker discute, em entrevista para a TV Câmara, a importância e a legitimidade das ações afirmativas atualmente aplicadas no Brasil. Fala sobre as diferenças entre o racismo em seu país e no nosso, e menciona também as políticas internacionais sobre o assunto. Ótima entrevista. (mais…)
Day: 11 de janeiro de 2015
Floresta negra: A experiência e os impactos da escravidão africana na Região Amazônica
Por Patrícia Melo Sampaio*, em Carta Fundamental
Quando se fala sobre a presença negra na Amazônia é frequente ver o espanto das pessoas. Ainda hoje, especialmente fora da região, é comum ouvir a pergunta: “Mas, afinal, existiu escravidão na Amazônia?”
Podemos começar respondendo que a experiência da escravidão africana também marcou a trajetória da parte norte da colônia portuguesa na América. Em decorrência disso, hoje a presença negra na Amazônia é inegável, com enorme impacto na vida da região, marcando sua história, suas formas de comer, vestir, amar, dançar, cantar, rezar, trabalhar, juntamente com todas aquelas heranças intangíveis que as pessoas levam na pele, nos olhos e na alma. (mais…)
Informe de CIDH: Preocupa exclusión estructural de millones de personas en América (para baixar)
Persiste el trabajo esclavo, la discriminación racial y agresiones a defensores de los derechos humanos. Informe puede ser descargado libremente en formato PDF
Servindi, 11 de enero, 2015.- La Comisión Interamericana de Derechos Humanos (CIDH) expresó su preocupación por la situación de exclusión estructural en la que viven millones de personas en el continente, lo cual genera graves violaciones a los derechos humanos. (mais…)
Ataque contra defensores del derecho a la tierra es extremadamente preocupante
Según informe, especial vulnerabilidad se debe a varios factores entre los que se incluyen el hecho de que desafían a importantes intereses económicos respaldados por actores poderosos como los Estados y las empresas.
Servindi – El Observatorio para la Protección de los Defensores de Derechos Humanos pidió a los Estados “reconocer total y visiblemente” el papel legítimo que cumplen los defensores y las defensoras de derechos humanos. (mais…)
Kátia Abreu, a Pelicão do Planalto, por José Ribamar Bessa Freire
Pedro Américo. Do sobrenome eu não lembro, mas o nome era Pedro Américo, mais conhecido como Pelicão. Por onde andará o Pelicão? Faz mais de 55 anos que dele não tenho notícias. Seu pai, rico fazendeiro de Roraima, queria porque queria um filho padre e o internou no seminário redentorista de Coari (AM). Sua chegada naquele celeiro de meninos pobres foi espetacular, triunfal. Trazia seis malas cheias de roupa fina e cara, incluindo onze camisas coloridas de um time de futebol, joelheiras e tornozeleiras. Com isso, apesar de ruim de bola, ganhou o lugar de goleiro titular da seleção do seminário. (mais…)
BA – Prefeitura de Santo Amaro tem que entregar ao MP Estadual cópias de contratos para Festa e plano de gastos com a saúde
Nota: vale lembrar que parte da população de Santo Amaro da Purificação luta há décadas pelo direito à saúde e contra a contaminação por chumbo, que causou e causa ainda até mesmo mutações genéticas. Enquanto as políticas públicas voltadas para essa questão são postergadas, a Prefeitura ano após ano encontra recursos para pagar altos cachês a artistas que se apresentam na Festa em questão. Parabéns ao Ministério Público Estadual. (Tania Pacheco) (mais…)
Em balanço de fim de mandato, José Mujica revela que doou 550 mil dólares de seu salário
Presidente uruguaio declarou que quantia foi direcionada a projeto de casas populares e à Frente Ampla: ‘doações multiplicam compromisso com a sociedade’
O presidente do Uruguai, José Mujica, declarou ontem (10/01) que doou 550 mil dólares [cerca de 1,5 milhão de reais] de seu salário nos últimos cinco anos, período de seu governo. Em seu programa de rádio semanal, Mujica explicou que 400 mil dólares foram destinados ao Plan Juntos, projeto de casas populares criado no país em 2010, enquanto os outros 150 mil foram destinados a seu partido Frente Ampla (FA). (mais…)