Em balanço de fim de mandato, José Mujica revela que doou 550 mil dólares de seu salário

Presidente uruguaio declarou que quantia foi direcionada a projeto de casas populares e à Frente Ampla: ‘doações multiplicam compromisso com a sociedade’

Opera Mundi

O presidente do Uruguai, José Mujica, declarou ontem (10/01) que doou 550 mil dólares [cerca de 1,5 milhão de reais] de seu salário nos últimos cinco anos, período de seu governo. Em seu programa de rádio semanal, Mujica explicou que 400 mil dólares foram destinados ao Plan Juntos, projeto de casas populares criado no país em 2010, enquanto os outros 150 mil foram destinados a seu partido Frente Ampla (FA).

“No que humildemente se pode fazer como pessoa, ao fechar o ano e o governo estamos terminando os aportes que fizemos ao Plan Juntos como parte de nosso salário. Entre doações em dinheiro e materiais vamos chegar a 400 mil dólares. Com relação à força política a que pertencemos – que significa obrigação moral e ética de colaborar com nossa renda líquida – vamos fechar o quinquênio com um aporte de 150 mil dólares”, disse o presidente uruguaio.

Mujica afirmou que as doações não mudam o mundo, mas são uma maneira de “multiplicar o compromisso com a sociedade”. O presidente do Uruguai criticou a distribuição de riqueza e a “minguada” solidariedade social no país. “Onde o Estado não intervém de alguma forma, a divisão da riqueza que se gera espontaneamente no mercado tende a se concentrar e esta concentração cria duas sociedades: uma que progride fantasticamente e multiplica seus bens e outra que vai ficando pelo caminho”, afirmou.

José Mujica tomou posse como presidente do Uruguai em 01 de março de 2010 e deixa a presidência no próximo 01 de março, quando entrega o cargo a Tabaré Vázquez. Eleito em novembro de 2014, Vázquez foi presidente no termo anterior e também é membro da Frente Ampla.

De acordo com sua última declaração de bens Mujica tem com sua esposa um patrimônio de 200 mil dólares [cerca de 500 mil reais]: a chácara em que vivem, dois Fuscas e três tratores. “Pode-se gargantear o quanto quiser, mas às palavras devem corresponder o bolso. Sobretudo quando o tom central de nossa fala é a mensagem de solidariedade com os mais pobres”, concluiu em seu programa de rádio.

*Com informações de Telesur e Portal Montevideo.

Foto: Agência Efe. O uruguaio José Mujica, que deixa a presidência do país em março de 2015.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.