UEMS tem 1º egresso indígena selecionado para o doutorado

Egresso da UEMS, Elison foi classificado em 1º lugar para o Programa de Doutorado em Entomologia
Egresso da UEMS, Elison foi classificado em 1º lugar para o Programa de Doutorado em Entomologia

Por Rubens Urue, no Portal UEMS

O engenheiro agrônomo Elison Floriano Tiago, egresso do curso de Agronomia da unidade universitária da UEMS de Aquidauana é o primeiro indígena da Universidade aprovado para um Programa de Doutorado. Ele cursará Entomologia e Conservação da Biodiversidade, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Elison, que foi aprovado em primeiro lugar no Programa da UFGD, ingressou na graduação pelo sistema de vagas destinadas a indígenas que a UEMS adota como política institucional. O 5º colocado na classificação do mesmo Programa, Kleiton Rezende, também concluiu os estudos de graduação pela Unidade de Aquidauana.

Para o doutorando, a aprovação é resultado de muito esforço e trabalho. “Foi um processo que envolveu muitas lutas e dificuldades, mas o importante foi que eu não desisti”, afirma. Elison explica que a conquista representa muito para os indígenas e, também, para a sociedade.

Dentre os desafios a serem superados estava a assimilação da língua portuguesa, já que Elison é da etnia Terena (Aruak),  e os preconceitos. “A luta que enfrentei não foi fácil. Muitas vezes, com sacrifício pessoal, mas sei da importância que minha conquista representa para meu povo e todos os outros indígenas”, ressalta. Elison declarou que foi inspirado por outro terena, que também alcançou a titulação, o professor doutor Rogério Ferreira da Silva, também indígena.

“De modo igual, pretendo incitar que outros indígenas também se inspirem na busca por conhecimento no ensino superior e sigam em frente. Isso representa muito para nosso povo”, reconhece.

Cotas indígenas ajudam a transformar vidas

A UEMS consolidou-se ao longo dos anos como Universidade Estadual pública pioneira na manutenção de cotas permanentes para indígenas e negros em todos os cursos de graduação ofertados pela instituição. Nesse sentido, Elison reconhece a importância do incentivo à política de cotas da UEMS que, desde o início de sua graduação, foi de grande relevância.

“Vejo essa postura como uma boa iniciativa que dá mais oportunidades ao povo indígena, colaborando com oportunidades às minorias. É uma porta que se abre e que nós, indígenas e, também, os negros, devemos aproveitar”, reconhece o doutorando.

Elison faz questão de mencionar os professores que o auxiliaram nesta caminhada de sucesso, em especial ao professor da UEMS Sérgio Roberto Rodrigues, com quem trabalhou em conjunto como auxiliar no laboratório de Entomologia da Unidade de Aquidauana. “O professor Sérgio me conduziu aos primeiros passos da graduação. Ele é exemplo de profissional e de ser humano”, declarou. O indígena também agradeceu ao professor da UFGD Fabricio Fagundes Pereira, orientador do doutorado e que também o orientou no mestrado.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.