Evento vai discutir plano de trabalho de órgão que media discordâncias entre a população atingida e a Norte Energia
O Ministério Público Federal (MPF) convocou para 13 de janeiro a primeira reunião da Câmara de Conciliação referente ao reassentamento da população urbana atingida pela usina hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, no Pará. A reunião será realizada às 14 horas, na sede do MPF no município (av. Tancredo Neves, 3256, bairro Jardim Independente II).
A Câmara de Conciliação tem o objetivo de tratar de casos em que famílias atingidas pela barragem da usina discordem dos critérios estabelecidos pela concessionária Norte Energia para o reassentamento. A Norte Energia é responsável pelas obras da hidrelétrica e pelo cumprimento das medidas de redução de impactos da usina.
Para a primeira reunião está prevista a organização dos trabalhos da Câmara, a definição dos pontos necessários ao funcionamento do órgão e a fixação de cronograma de avaliação das demandas.
O anúncio do MPF de convocação da primeira reunião destaca que em todos os temas discutidos está garantida a participação da sociedade, de acordo com os compromissos assumidos em audiência pública realizada em Altamira em novembro, da qual participaram instituições públicas e privadas.
Os representantes da sociedade civil interessados em participar da reunião devem confirmar a presença pelo e-mail [email protected], pelo telefone (93) 3515-2526 ou diretamente na sede do MPF em Altamira.