Prefeitura de Salvador condena texto racista em material didático

A prefeitura de Salvador determinou, na última semana, a retirada do texto “As Bonecas da Fernanda” do material didático que será distribuído aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Junto a esta, outra medida prevê que todos os textos adotados nos materiais elaborados pelo Instituto Alfa e Beto, responsável pela publicação, sejam submetidos à avaliação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB).

A iniciativa tem como objetivo evitar a circulação de materiais com conteúdos racistas nas escolas. A preocupação ocorreu depois da polêmica em torno do livro escrito por Alexandre Azevedo que seria distribuído a cerca de 90 mil alunos do 1° ao 5° ano da alfabetização.

Ao questionar o conteúdo, o governo e o movimento negro chegaram a conclusão de que o texto reforça estereótipos e destacam o seguinte trecho:

“Fernanda tem duas bonecas. Uma é linda de se ver. A outra, coitadinha, é feinha de doer. A bonita tem cabelo loiro, todo ele trançado. Quando se puxa uma corda, vira a cabecinha para o lado. A feia tem pouco cabelo, de tanto que já foi puxado. Não tem pilha, não tem corda, não se move para o lado”.

Também preocupados com a repercussão do material, professores da rede pública de ensino realizaram uma paralisação de 48 horas, iniciada na quarta-feira (20). Em entrevista à imprensa local, Marilene Betros, diretora do Sindicato, lembrou que tal conteúdo não pode circular considerando que a população da cidade que o receberia é de maioria negra.

O presidente da Comissão de Educação do Legislativo soteropolitano, Sílvio Humberto (PSB), lamentou a situação. “Foram mais de 10 anos de esforços dos movimentos para evitar que conteúdos como esses chegassem às carteiras escolares para que tudo fosse ignorado”, disse. “Às vezes você melhora a infraestrutura, implanta escola integral, mas com um conteúdo desse não pode haver avanços na educação”, condenou.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://www.palmares.gov.br/2013/02/prefeitura-de-salvador-condena-texto-racista-em-material-didatico/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.