Tabata Martins, O TEMPO online
Um homem de 28 anos foi preso por prática de racismo em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais. Por volta de 16h30 dessa segunda-feira (25), Daniel Cardoso Maia, que está desempregado, chamou um balconista de macaco e ainda chegou a oferecer uma banana para a vítima de preconceito racial.
O crime ocorreu depois que a vítima, Bruno Francisco Evaristo, de 25 anos, pediu para que Daniel Cardoso Maia desencostasse do carro dele, que estava estacionado na avenida Duque de Caxias, na região central da cidade.
De acordo com a Polícia Militar, Daniel Cardoso Maia não gostou do pedido feito pelo balconista e, imediatamente o chamou de macaco. Em seguida, o detido foi até ao Mercado Municipal de Pouso Alegre e, após alguns minutos, voltou com uma banana nas mãos e colocou a fruta em uma papa-lixo, que é um pequena lixeira instalada em um poste. Daniel Cardoso ainda disse a seguinte frase ao balconista no momento em que novamente o encontrou, “aqui, esta é a sua comida”.
Indignado com o preconceito racial sofrido, Bruno Francisco Evaristo acionou a polícia, que conseguiu localizar Daniel Cardoso Maia durante a realização de rastreamento.
O detido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da cidade.
—
Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.
http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/homem-e-preso-por-chamar-balconista-de-macaco-e-ainda-oferecer-banana-para-ele-em-pouso-alegre