Índios de Sidrolândia e Dois Irmãos explicam sobre invasão de Fazenda

Jagunço encapuzado juntamente com os fazendeiros na Fazenda Querência São José

Parte da comunidade Terena da aldeia Buriti explica sobre motivos da invasão

Nota Explicativa da Comunidade Terena da Aldeia Buriti, Localizada em Dois Irmãos e Sidrolândia

Tendo em vista as repercussões da retomada da fazenda Querência São José, ocorrida no dia 05 de fevereiro de 2013, por parte da comunidade Terena da aldeia Buriti, localizada nos municípios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, em Mato Grosso do Sul, Brasil, vimos a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1) Que a presença dos Terenas na região serrana de Buriti é anterior à década de 1850 e, portanto, antecede à existência dos atuais fazendeiros na região, bem como a de seus antepassados, conforme atesta laudo pericial produzido em 2003 para a Justiça Federal no estado.

2) Que os Terenas lutaram bravamente ao lado do exército brasileiro na Guerra do Paraguai (1864-1870) e, portanto, contribuíram para defesa da soberania do país e para que esta vasta região fizesse parte do território nacional.

3) Que os depois de guerra, os Terenas foram vítimas de processo de esbulho de grande parte de seu território na Serra de Maracaju, sendo forçados nas décadas de 1920 e 1930 a serem confinados em uma reserva criada pelo governo, de 2.090 hectares, onde vivem mais de 2.500 pessoas.

4) Que a área da fazenda Querência São José está dentro de uma terra tradicionalmente ocupada por comunidade indígena, conforme estabelece o Art. 231 da Constituição Federal e está comprovado no relatório de ampliação dos limites da Terra Indígena Buriti, elaborado em 2001 para a FUNAI. Além disso, a fazenda estava arrendada a terceiros e nela os Terenas constataram e produziram provas sobre a retirada irregular de madeira, como aroeira e cumbaru.

5) Que o Estado Brasileiro, especialmente o Poder Judiciário, tem tratado com morosidade o processo de regularização dos 17.200 da área de ampliação da Terra Indígena Buriti, a qual desde as décadas de 1920 e 1930 é reivindicada pelos Terenas junto às autoridades governamentais.

6) Que setores da mídia regional têm divulgado matérias e acusações difamatórias contra a comunidade indígena da Aldeia Buriti, cujas lideranças quando são ouvidas por certos profissionais, têm suas falas propositalmente deturpadas.

Diante dos esclarecimentos prestados, a comunidade Terena de Buriti vem a público apelar às autoridades do país, sobretudo ao Ministério Público Federal, FUNAI e Polícia Federal, para que seja garantido o direito dos indígenas ocuparem suas terras tradicionais e para que sejam apuradas as irregularidades de arrendamento e retirada ilegal de madeira da fazenda Querência São José.

http://www.sidrolandianews.com.br/noticias/61837-INDIOS-TERENAS-SIDROLANDIA.html

Enviada por Jorge Eremites de Oliveira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.