Marcada para Morrer: Nilcilene Miguel de Lima. Qual a verdade sobre sua situação?

Nilcilene Miguel de Lima

Tania Pacheco

No dia 3 de dezembro publicamos a notícia Nilcilene Miguel de Lima e Alexandre Anderson: dois brasileiros na Maratona de Cartas da Anistia. Nela, a história de Nilcilene está brevemente relatada e pode ser lida seguindo o título acima. Desde então, a foto e uma chamada para a matéria vêm rodando as página do FB e recebendo diferentes comentários. Hoje, faço questão de citar um em especial, que vem de pessoa muito querida: a jornalista Elaíze Farias, de Manaus. Escreveu ela:

“Eu conheço a Nilcilene, Arinete Ferreira Barroncas. Tive uma longa conversa com ela uma vez e depois continuei mantendo contato. Algumas informações no texto da Anistia, que o Combate Racismo Ambiental reproduziu, estão desatualizadas. Ela não está mais recebendo ajuda financeira do governo federal (a secretaria de direitos humanos suspendeu o repasse), apesar de ela ter pedido pra continuar. A Nilcilene está em um local que não pode ser informado. A única coisa que posso comentar é que ela não está fora de perigo. Ela tbm não tem mais (há quase um ano isso) proteção da Força de Segurança. Está mais vulnerável do que nunca”.

Sabemos muitíssimo bem (e ultimamente isso tem sido assunto diário neste Blog) que as informações que são repassadas para a Anistia, a ONU, a CIDH e outros órgãos internacionais sobre a segurança e a proteção aos Defensores de Direitos Humanos são na maioria absoluta dos casos meras falácias. O que vem acontecendo no Rio de Janeiro com Alexandre Anderson (também citado na matéria mencionada acima) e Daize Menezes comprova isso, em notícias que postamos quase que diariamente, nos últimos meses.

Pois está na hora da sociedade brasileira gritar em conjunto:

Chega de mártires! Chega de falsas homenagens e Chico Mendes, Irmã Dorothy, Cacique Verón e tantos outros e outras! Chega de impunidade! Chega de violência!

Queremos políticas públicas decentes, que garantam a vida das pessoas que lutam pelos seus direitos e os de seus companheiros!

Que os governantes e demais servidores públicos cumpram com seus deveres e façam jus ao salário que eles pagamos. Inclusive as pessoas que está sendo morta ou marcadas para morrer! Vergonha!

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.