Weverton Correa, Só Notícias
A invasão de uma casa de saúde indígena, na última segunda (23), no centro de Brasnorte (428 km de Sinop) está sendo investigada. Uma fonte disse, ao Só Notícias, que dois homens encapuzados e em posse de armas brancas entraram procurando pelos responsáveis do local. Como não os encontraram, fizeram algumas ameaças às pessoas que estavam na unidade, mas acabaram indo embora. No momento, 15 índios estavam em tratamento.
“Um índio Enawenê-Nawê levantou para tomar água e quando abriu a porta, percebeu dois homens encapuzados. Seguraram a mão dele, entraram e perguntaram por quem eram os responsáveis”, afirmou a fonte. “Entraram no escritório, mas não levaram nada. A unidade é bem estruturada, havia motor de poupa, computadores, mas nada foi levado”, acrescentou. Os homens foram até o local em um carro.
Com o ocorrido, os índios em tratamento manifestaram vontade de retornarem às aldeias. “Estão com medo. Em 20 anos trabalhando nessa região isso nunca havia acontecido”. O caso foi comunicado as Polícias Civil e Militar, à sede em Cuiabá e também ao Ministério Público.
Brasnorte tem sido alvo de protestos contra a ampliação da área da Terra Indígena Menkü, que pode passar de 47 mil para 147 mil hectares. Entidades e produtores temem pela perda de propriedades. Pelo menos 100 proprietários estariam nesta situação.
http://www.sonoticias.com.br/noticias/9/156521/homens-armados-invadem-casa-de-saude-indigena-em-mt