Aborto em debate no Equador

Tadeu Breda

A Assembleia Nacional do Equador está discutindo o teor do novo código penal do país, que, como outras leis, deve ser reformado para adequar-se aos mandatos da Constituição aprovada em 2008.

Como é tradicional na América Latina, um dos temas mais candentes tem sido a descriminalização do aborto. Também como de costume, os legisladores costumam misturar princípios religiosos com políticas públicas e apelar para a Bíblia na tentativa de justificar sua contrariedade à interrupção voluntária da gravidez pelas mulheres — mesmo em caso de estupro. Atualmente, a justiça equatoriana tolera abortos apenas quando a mãe possui algum tipo de doença mental.

O vídeo acima mostra o discurso proferido na última quarta-feira, 11 de julho, pela deputada Rosana Alvarado, do partido Alianza País. Vale a pena destacar aqui o finalzinho de sua intervenção: “As mulheres não legislamos como atos de fé. A lei não é uma resposta aos dogmas religiosos. Os que querem viver de moralismos e manter atitudes pacatas em relação aos temas de saúde pública que se confessem aos domingos”.

http://www.latitudesul.org/2012/07/12/estupro-em-debate-no-equador/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.